você está aqui: Home → Colunistas → Segredos do Google
Por Rubens Queiroz de Almeida
Data de Publicação: 03 de Dezembro de 2007
O Google está oferecendo, como um experimento, novos tipos de visualização de resultados de busca. Estes novos recursos podem ser acessados na página de experimentos do Google.
Dentre eles, o que me chamou mais a atenção foi a opção view:timeline
. Esta opção exibe os resultados em forma de linha do tempo. Existem diversas formas de se usar este recurso, mas o que me ocorreu de imediato foi usar os resultados como uma forma de se traçar um histórico e mesmo a evolução de interesse em um determinado assunto.
Por exemplo, uma consulta sobre Digital Rights Management, exibe:
Como podemos ver da figura acima, nós podemos ampliar a visão de um determinado ano ao clicar sobre ele. Da mesma forma, existem setas no começo e no final, que nos permitem obter uma visão de anos anteriores e posteriores aos exibidos.
Como podemos ver na imagem acima, os anos são links, que permitem ampliar a visão para o período que se deseja consultar em mais detalhes. Os histogramas fornecem também uma idéia da intensidade com que o assunto pesquisado esteve em maior destaque ao longo dos anos.
Uma busca com o termo Linux, permite visualizar com mais precisão este recurso. O primeiro resultado vem de 25 de agosto de 1991, quando Linus Torvalds anunciou lançamento da primeira versão do Linux.
O serviço ainda é experimental, mas promete :-)
Rubens Queiroz de Almeida é engenheiro eletricista, formado pela Universidade Federal de Juiz de Fora. Trabalha na Unicamp, no Centro de Computação, desde 1988. Colaborou em diversas edições da Revista do Linux, com artigos demonstrando a viabilidade e importância estratégica do software livre. É autor dos livros Linux - Dicas e Truques, As Palavras Mais Comuns da Língua Inglesa, Read in English - Uma Maneira Divertida de Aprender Inglês, e colaborou na confecção do livro A Leitura nos Oceanos da Internet.
Mantém os sites Aprendendo Inglês, EduLinks, Contando Histórias e a Dicas-L.
Para se manter atualizado sobre as novidades desta coluna, consulte sempre o newsfeed RSS
Para saber mais sobre RSS, leia o artigo O Padrão RSS - A luz no fim do túnel.