De acordo com as Leis 12.965/2014 e 13.709/2018, que regulam o uso da Internet e o tratamento de dados pessoais no Brasil, ao me inscrever na newsletter do portal DICAS-L, autorizo o envio de notificações por e-mail ou outros meios e declaro estar ciente e concordar com seus Termos de Uso e Política de Privacidade.
Colaboração: Cesar Brod
Data de Publicação: 10 de abril de 2013
Imagine usar o seu smartphone para tirar uma foto do código de barras de um produto qualquer em uma prateleira do supermercado e, imediatamente, obter mais informações sobre tal produto. E que tal desenvolver aplicativos usando esse tipo de tecnologia (por exemplo, um que diga se o mesmo produto pode ser encontrado por um preço melhor?).
O projeto Product Open Data visa permitir aplicações deste tipo ao disponibilizar, de forma aberta e colaborativa, dados de produtos, do mundo inteiro, que utilizam códigos de barras no padrão GS1/GTIN (o Brasil é um dos países que utilizam esse padrão).
Ao ter acesso direto às informações do produto, os consumidores podem, coletivamente, agregar a elas seu voto (por exemplo, integrando "likes" ou "+1" das redes sociais), comentários e mesmo denúncias - alertando, por exemplo, sobre produtos que podem ser originados de testes com animais, transgênicos, oriundos de trabalho escravo, etc. Assim, agregando transparência pública à produtos de qualquer origem, a responsabilidade dos fabricantes aumenta com essa fiscalização direta, mas eles também beneficiam-se do rápido retorno dos clientes para aprimorar, continuamente, seus processos de fabricação e serviços.
Segundo dados da própria GS1, 80% dos consumidores já utiliza a web para obter informações sobre novos produtos e 70% deles usa seu celular enquanto fazem compras em lojas e supermercados. Além disso, 50% das compras são influenciadas, de uma maneira ou outra, pela web. Ainda que o projeto seja relativamente novo, o Product Open Data já possui quase um milhão e meio de produtos cadastrados.
Visite a página do projeto Product Open Data.
Cesar Brod ministra cursos in-house adequados à necessidade de sua empresa, além de atuar como coach de equipes ágeis. Visite nosso portal para saber mais ou entre em contato diretamente com o autor para mais informações.
This policy contains information about your privacy. By posting, you are declaring that you understand this policy:
This policy is subject to change at any time and without notice.
These terms and conditions contain rules about posting comments. By submitting a comment, you are declaring that you agree with these rules:
Failure to comply with these rules may result in being banned from submitting further comments.
These terms and conditions are subject to change at any time and without notice.
Comentários