Acesso direto ao conteúdo
Visite também: Ipok ·  Segurança Linux ·  UnderLinux ·  VivaOLinux ·  LinuxSecurity ·  NoticiasLinux ·  BR-Linux ·  SoftwareLivre.org ·  [mais]   
 

você está aqui: Home  → Colunistas  →  Coluna do Cesar Brod

 

Governo Aberto: o que isso significa para você? - II

Por Cesar Brod

Data de Publicação: 12 de Dezembro de 2012

Publiquei aqui a tradução que fiz para um artigo do Jason Hibbets, que está recebendo comentários bem interessantes. Um deles acabou motivando um post de outro Jason, o Hare, que mantém o blog All About Open Data. Segue a tradução, autorizada pelo autor:

Governo aberto não é algo novo. A Carta Magna foi criada na Inglaterra em 1215 como uma espécie de alvará limitante para o poder da monarquia. A tradução francesa, a partir do latim para a linguagem comum pode ser saudada como um dos primeiros atos de "governo aberto" na civilização ocidental.

Pode-se argumentar que o desejo por pluralidade e diálogo codificado na lei e tradição inglesa é, de fato, de origem anglo-saxônica e, por isso, descendente de uma tradição anterior. Alguém pode ainda dizer que a Carta Magna não estava em um formato que pudesse ser lido por máquinas e, portanto, não constitui um "dado aberto".

Estes termos sublinham meu argumento. "Dados abertos" não são "governo aberto", da mesma forma que uma rua não é um transporte público. Um torna o outro possível, mas apenas como condição necessária e não suficiente.

Governo aberto, quando funciona, é uma mudança de paradigma na forma como o governo interage com seus cidadãos. Nossos processos governamentais foram desenvolvidos na época do lápis e papel. A urgência de uma reação, por parte do governo, a uma determinada situação era local, não oportuna. Os processos governamentais mudaram muito pouco desde a Revolução Industrial. Isto não quer dizer que o governo deva ser criticado. No ocidente, a maioria de nossas instituições e locais de trabalho foram construídos ao redor dos paradigmas fabris das economias dos séculos 18 e 19 dos Estados Unidos e da Inglaterra.

É possível perceber uma mudança gradual no paradigma de trabalho em horário comercial para um modelo mais fluido, com conectividade global. A educação também está quebrando o modelo e evoluindo para um ambiente distribuído e em tempo real, ainda que lentamente.

Código Aberto e Governo Aberto

Esta é minha resposta para uma questão colocada por Jason Hibbets no portal OpenSource.com, em cinco de dezembro de 2012. Vários entusiastas de dados e governo abertos contribuíram com respostas muito interessantes: http://opensource.com/government/12/11/defining-open-government#comment-11032

Eis a minha resposta:

"Voltei ontem do "USAID Development Data Jam" que aconteceu em Washington. Vários entusiastas de dados abertos, big data e governo aberto, dos setores público e privado compartilharam suas visões sobre o que é possível com governo aberto. Trago várias lições desta reunião. "Abertura" tem a ver com a mudança do modelo de interação entre os cidadãos e o governo. O modelo fabril-industrial de construção de políticas, ainda que em voga, tem pouca influência sobre os que fazem política e está sendo transformado em uma modelo rápido, ágil, de colaboração iterativa. Isto é mais que dados abertos e mais que big data. Estamos falando da forma como os humanos interagem entre si hoje versus a forma como isso acontecia há 100 anos."

Estou planejando publicar minhas notas sobre o "USAID Development Data Jam" nos próximos dias. Fiquei feliz em ver a pergunta de Jason e as contribuições inteligentes daqueles que responderam.

Este texto está sob a licença Creative Commons SA-BY, com atribuição de autoria a Jason Hare.


Cesar Brod ministra cursos in-house adequados à necessidade de sua empresa, além de atuar como coach de equipes ágeis. Visite nosso portal para saber mais ou entre em contato diretamente com o autor para mais informações.

Sobre o autor

Cesar Brod é empresário e consultor nos temas de inovação tecnológica, tecnologias livres, dados abertos e empreendedorismo. Sua empresa, a BrodTec, faz também trabalhos tradução e produção de conteúdo em inglês e português. Além de sua coluna, Cesar também contribui com dicas para o Dicas-L e mantém um blog com aleatoriedades e ousadias literárias. Você pode entrar em contato com ele através do formulário na página da BrodTec, onde você pode saber mais sobre os projetos da empresa. Mais sobre o Cesar Brod.


Para se manter atualizado sobre as novidades desta coluna, consulte sempre o newsfeed RSS

Para saber mais sobre RSS, leia o artigo O Padrão RSS - A luz no fim do túnel.

Recomende este artigo nas redes sociais

 

 

Veja a relação completa dos artigos de Cesar Brod

Formato PDF
Newsfeed RSS
Formato para impressão
PDF RSS Imprimir
  • Currently 3.24/5
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5

Avaliação: 3.2 /5 (50 votos)

Opinião dos Leitores

Seja o primeiro a comentar este artigo
*Nome:
Email:
Me notifique sobre novos comentários nessa página
Oculte meu email
*Texto:
 
  Para publicar seu comentário, digite o código contido na imagem acima
 


Powered by Scriptsmill Comments Script


SEM e SEO - 2ª Edição