você está aqui: Home → Colunistas → Segredos do Google
Colaboração: André Vitor Matos
Data de Publicação: 15 de Julho de 2008
Hoje, verificando meu Google Reader, notei um novo post no Official GMail Blog.
Trata-se de uma nova feature implementada no GMail (pelo menos na versão em inglês) que te permite visualizar se existe uma outra instância do GMail aberta em outro computador, e o histórico dos últimos acessos.
Na parte de baixo da página do GMail, podemos ver em quantas outras instâncias a sua conta do gmail está aberta, o IP dessas máquinas e, clicando em Details, vemos um histórico das ultimas atividades da sua conta no gmail, o IP do acesso, o que acessou (browser, mobile, pop3, google toolbar, etc) e há quanto tempo.
Também nos Details, temos a opção de dar logout nas outras sessões.Por exemplo, suponhamos que você foi na casa de um amigo, e esperava um email importante, ai verificou seus emails de lá. Normalmente, damos logout. Mas, e se você esqueceu de sair você não vai querer que ninguém fique mexendo nos seus mails. Então, você verifica, do conforto da sua casa, se aquela sessão ainda está aberta, e se estiver, pode clicar em Sign Out All Other Sessions, e, automaticamente, o PC da casa do seu amigo vai sair da sua conta do GMail. Simples e eficiente.
Mais um ponto para o Google.
Rubens Queiroz de Almeida é engenheiro eletricista, formado pela Universidade Federal de Juiz de Fora. Trabalha na Unicamp, no Centro de Computação, desde 1988. Colaborou em diversas edições da Revista do Linux, com artigos demonstrando a viabilidade e importância estratégica do software livre. É autor dos livros Linux - Dicas e Truques, As Palavras Mais Comuns da Língua Inglesa, Read in English - Uma Maneira Divertida de Aprender Inglês, e colaborou na confecção do livro A Leitura nos Oceanos da Internet.
Mantém os sites Aprendendo Inglês, EduLinks, Contando Histórias e a Dicas-L.
Para se manter atualizado sobre as novidades desta coluna, consulte sempre o newsfeed RSS
Para saber mais sobre RSS, leia o artigo O Padrão RSS - A luz no fim do túnel.