Warning: include(inc/voceestaaqui.inc): Failed to open stream: No such file or directory in /home/www/dicas-l/egn/egn_20081003.php on line 57

Warning: include(): Failed opening 'inc/voceestaaqui.inc' for inclusion (include_path='.:/usr/share/php') in /home/www/dicas-l/egn/egn_20081003.php on line 57

Os brasileiros e a Internet

Por Sabine Nunes

Data de Publicação: 03 de Outubro de 2008

O avanço tecnológico contínuo vem afetando diretamente comportamentos e modificando os hábitos das pessoas. A utilização da Internet é um claro exemplo disso e, se em um primeiro momento, alguns acreditam que a influência é exclusiva nos habitantes de países desenvolvidos, uma análise em algumas evidências desmistifica essa crença.

O Brasil ainda é classificado como país subdesenvolvido e engatinha no que tange aos assuntos relacionados à tecnologia em comparação a diversos outros países que investem em pesquisa, desenvolvimento e aprimoramento tecnológico. Todavia, o perfil do brasileiro vem acompanhando a tendência cybertech mundial, sendo a Internet cada vez mais empregada para diferentes modalidades dentro do seu cotidiano.

Atualmente, mais brasileiros vem comprando, se relacionando e criando via web, sendo que o primeiro trimestre de 2008 apresentou um número recorde de usuários, ultrapassando a marca de 40 milhões de acessos (Fonte: Ibope NetRatings). Além disso, 47% da população adulta no Brasil já tem acesso à Internet.

O poder de compra dos brasileiros aumentou e a modalidade de compras pela web acompanhou esse crescimento. A comparação entre o faturamento do comércio eletrônico nos últimos anos demonstra a elevação da quantidade de consumidores que aderiram às facilidades do ecommerce. E a gama de produtos adquiridos pela Internet é bastante variada, sendo comprados desde livros e equipamentos de informática/eletrônica, até artigos de saúde e beleza.

Outra tendência de comportamento dos usuários brasileiros é a utilização da Internet na criação de relacionamentos. No Brasil, os sites de redes sociais são os mais visitados pelos internautas, sendo também o país que apresenta o maior número de páginas vistas por usuário.

Além do crescimento do volume de compras pela net e da busca por redes sociais, o número de brasileiros que já publicaram informações na web é bastante elevado. Segundo a pesquisa F Radar, 53% dos usuários da Internet no Brasil afirmaram haver publicado algum tipo de informação de sua autoria na web.

Sendo assim, a importância e presença da Internet no cotidiano dos brasileiros é crescente e apresenta uma tendência de continuidade de elevação ao longo dos anos. Além disso, a diversificação de serviços oferecidos via web também demonstra o leque de possibilidades que os usuários têm, e cada vez mais terão, de satisfazerem todas as suas necessidades em frente ao seu monitor.

Matérias utilizadas

Sobre o autor

Wagner Campos é Professional Coach com certificação internacional pela Abracoaching e BCI Behavioral Coaching Institute dos EUA. É palestrante motivacional, treinador e consultor de empresas, sendo um especialista em Marketing, Comunicação e Negócios, Vendas, Varejo, Liderança e Desenvolvimento Humano. www.wagnercampos.com.br / www.trueconsultoria.com.br. (19) 3702.2094 ? 98128.6818


Para se manter atualizado sobre as novidades desta coluna, consulte sempre o newsfeed RSS

Gestão Empresarial>NewsFeed RSS

Para saber mais sobre RSS, leia o artigo O Padrão RSS - A luz no fim do túnel.

Veja a relação completa dos artigos desta coluna