Por Wagner Campos
Data de Publicação: 26 de Maio de 2008
Confesso crer em muita coisa, mas acredito mais ainda naquelas que tive a oportunidade de ver ou ouvir. Se tiver as duas chances ao mesmo tempo, então não desacredito mesmo!
No entanto, sinto-me incomodado de tanto ver, ouvir e ler frases como: "a fórmula mágica para seu sucesso", "a fórmula mágica para vender mais"; só falta aquele comentário "e não é só isso...". Com tantas fórmulas, há alguns que deveriam ser alquimistas, mas estão muito aquém de serem magos, pois a maior mágica que fizeram foi desperdiçar nosso tempo.
As supostas fórmulas seriam adequadas se para toda e qualquer situação, atividade profissional e empresa utilizássemos os mesmos procedimentos e assim obtivéssemos o sucesso almejado. No entanto, considerando todas estas situações diferentes como podemos acreditar na mesma fórmula? Até a simples fórmula (receita) de um bolo de chocolate poderá dar resultado errado se a temperatura do forno for diferente. Poderá demorar mais, não crescer, queimar, etc.
Estes motivos é que me deixam cético em acreditar na existência de uma fórmula mágica, mas crente em um momento mágico. Este momento é aquele que poderia ser igual a qualquer outro, mas é transformado. Devido a uma atitude, uma palavra, um gesto ou sorriso transforma-se em uma ocasião inesquecível.
Esse momento mágico pode ser encontrado quando se obtém o reconhecimento no trabalho; quando além do reconhecimento, recebe-se um merecido aumento; quando se sente a criança recém-nascida segurar no dedo dos pais pela primeira vez; quando se ganha uma competição esportiva que absorveu tanto tempo de treinamento e suor; quando se ouve um "sim" durante o pedido de casamento; quando se é lembrado pelos amigos... Há milhares de maneiras de se transformar simples instantes em momentos mágicos, basta desejar e agir.
Acreditar em todos os "alquimistas" que aparecem com um belo sorriso e gesticulando como maestro diante de orquestra, pode não ser o melhor caminho para o sucesso, realização ou outra coisa que se almeje.
Acredite que o momento mágico está sempre à sua frente, poderá ser o próximo instante de sua vida a se transformar. Tudo dependerá de sua atitude.
Faça sua escolha. Você pode dar um passo atrás, ficar parado ou dar um passo à frente.
Wagner Campos é Professional Coach com certificação internacional pela Abracoaching e BCI Behavioral Coaching Institute dos EUA. É palestrante motivacional, treinador e consultor de empresas, sendo um especialista em Marketing, Comunicação e Negócios, Vendas, Varejo, Liderança e Desenvolvimento Humano. www.wagnercampos.com.br / www.trueconsultoria.com.br. (19) 3702.2094 ? 98128.6818
Para se manter atualizado sobre as novidades desta coluna, consulte sempre o newsfeed RSS
Para saber mais sobre RSS, leia o artigo O Padrão RSS - A luz no fim do túnel.