De acordo com as Leis 12.965/2014 e 13.709/2018, que regulam o uso da Internet e o tratamento de dados pessoais no Brasil, ao me inscrever na newsletter do portal DICAS-L, autorizo o envio de notificações por e-mail ou outros meios e declaro estar ciente e concordar com seus Termos de Uso e Política de Privacidade.
Colaboração: Ronaldo Vasconcellos
Data de Publicação: 20 de Maio de 2004
Voces devem ter sabido do Gmail, o webmail do Google com 1GB de espaco e algumas inovacoes na organizacao. Assim como esta, ha outras ideias interessantes do pessoal do Google em:
Este ultimo é o mais interessante, ainda em versao Beta. Primeiro selecione as categorias de interesse num perfil temporario e depois busque. Depois de disparada a busca uma barra surgira logo abaixo da caixa de texto. Com ela voce aumenta ou diminui a personalizacao dos resultados. Por enquanto so funciona na primeira pagina de resultados.
Poucos usam a integracao de busca do Google na caixa de texto de URL do Mozilla. Para quem nao sabe do que estou falando:
Edit > Preferences > Internet Search
Com isto basta digitar o criterio de busca na caixa de texto de URL, direcional para cima, enter e voce ja tem os resultados da busca. O que me incomodava era que isto so' permitia fazer buscas no Google em Ingles. Agora arranjei um modo de mudar isto.
Primeiro digite o seguinte na caixa de URL do Mozilla:
about:config
Este é o modo de configuracao avancado do Mozilla, ja comentado aqui em Dicas-L. Há parametros de ajuste do numero de conexoes TCP para o HTTP (network.http.max-*) entre muitas outras coisas. O que nos interessa agora é browser.search.defaultengine. Este parametro diz onde esta o arquivo que configura a busca no Google, google.src. Normalmente este arquivo fica dentro do sub-diretorio "searchplugins" do diretorio do Mozilla. Abra o arquivo, voce vera algo assim:
# Mozilla/Google plug-in by amitp+mozilla_at_google.com
<search
name="Google"
description="Google Search"
method="GET"
action="http://www.google.com/search"
update="http://www.google.com/mozilla/google.src"
updateCheckDays=1
queryEncoding="utf-8"
queryCharset="utf-8"
>
<input name="q" user>
<input name="sourceid" value="mozilla-search">
<inputnext name="start" factor="10">
<inputprev name="start" factor="10">
<input name="ie" value="utf-8">
<input name="oe" value="utf-8">
<interpret
browserResultType="result"
charset = "UTF-8"
resultListStart="<!--a-->"
resultListEnd="<!--z-->"
resultItemStart="<!--m-->"
resultItemEnd="<!--n-->"
>
</search>
Primeiro salve uma copia de seguranca deste arquivo. Depois comece a altera-lo:
<input name="hl" value="pt-BR">
Pronto. Voce tem apenas resultados de buscas em portugues. Note que voce pode personalizar qualquer um dos parametros da busca. Veja um exemplo de URL para a busca pela string "dicas-l":
http://www.google.com/search?q=dicas-l&sourceid=mozilla-search&start=0&start=0&ie=utf-8&oe=utf-8
A partir da "?" ha diversos parametros separados por "&". ie, oe e q, o proprio criterio de busca.
Experimente agora trocar:
action="http://www.google.com/search"
por
action="http://labs.google.com/personalized/search"
Antes, claro, crie um perfil temporario de busca. Agora uma experiencia interessante, uma procura Registro.br para Google:
# registrobr.src # Mozilla/registro.br plug-in by Ronaldo C Vasconcellos
<search
name="Registro.br"
description="Registro.br Search"
method="GET"
action="http://registro.br/cgi-bin/nicbr/whois"
queryEncoding="utf-8"
queryCharset="utf-8"
>
<input name="qr" user>
<interpret
browserResultType="result"
charset = "UTF-8"
resultListStart="<!--a-->"
resultListEnd="<!--z-->"
resultItemStart="<!--m-->"
resultItemEnd="<!--n-->"
>
</search>
Com a linha "<input name="qr" user>" eu especifico que o texto digitado na caixa de texto de URL do Google sera o campo "qr", o unico no caso desta query ao Registro.br.
Se quiser pode criar um arquivo para a imagem que representara a busca, registrobr.gif neste caso (funcionou com png tambem).
nº 22 - 28 de abril de 2004
Software livre no campo
A Embrapa, em parceria com o Instituto Nacional de Tecnologia da Informação - ITI lançou a Rede AgroLivre (www.agrolivre.gov.br). Essa iniciativa está alinhada com a política de software livre do governo federal, que vem tratando o tema como objeto de política pública.
A criação de fundos de financiamento para o desenvolvimento e uso de software livre no País, além de ações concretas, como o apoio aos projetos de software livre estaduais, mostra que a adoção de software livre na administração pública está sendo tratada como prioridade. Uma dessas ações é a 1ª Semana de Capacitação e Treinamento em Software Livre, promovida pelo ITI e pelo Ministério da Saúde, que acontece em Brasília, de 26 a 30 de abril, e vai treinar 2.150 servidores públicos. O evento tem o objetivo de oferecer gratuitamente aos servidores públicos cursos que os auxiliem diretamente na implantação e no gerenciamento de plataformas e geração de aplicativos em código aberto na estrutura administrativa de sua instituição de origem.
A Semana conta com a participação de empregados da Embrapa Informática Agropecuária (Campinas, SP) e do Departamento de Tecnologia da Informação da Embrapa (Brasília). Essas unidades da Embrapa são responsáveis pela organização e manutenção de um repositório de software livre para a agropecuária e outro para aplicações corporativas de natureza administrativa e de apoio à pesquisa, com suporte para o desenvolvimento de software de forma distribuída e colaborativa.