De acordo com as Leis 12.965/2014 e 13.709/2018, que regulam o uso da Internet e o tratamento de dados pessoais no Brasil, ao me inscrever na newsletter do portal DICAS-L, autorizo o envio de notificações por e-mail ou outros meios e declaro estar ciente e concordar com seus Termos de Uso e Política de Privacidade.
Colaboração: Rubens Queiroz de Almeida
Data de Publicação: 12 de Maio de 1999
Retomando a questão do processamento da fila, o sendmail pode fazer o processamento seletivo de mensagens, ou seja, dentre as mensagens que ainda se encontram na fila, apenas aquelas que satisfizerem o critério especificado serão processadas.
O comando
/usr/sbin/sendmail -qRroot -qSqueiroz@ccuec.unicamp.br
fará com que apenas as mensagens destinadas ao usuário "root" enviadas por "<queiroz (a) ccuec unicamp br>" sejam processadas:
# mailq Mail Queue (2 requests) --Q-ID-- --Size-- -----Q-Time----- ------------Sender/Recipient------------ IAA00816 0 Thu Apr 15 08:50 <queiroz@apolo.ccuec.unicamp.br> <root@galaxy.ccuec.unicamp.br> IAA00818 0 Thu Apr 15 08:50 <queiroz@apolo.ccuec.unicamp.br> <queiroz@galaxy.ccuec.unicamp.br> # /usr/sbin/sendmail -v -qRroot -qSqueiroz@apolo.ccuec.unicamp.br Running IAA00816 (sequence 1 of 1) <root@galaxy.ccuec.unicamp.br>... Connecting to local... <root@galaxy.ccuec.unicamp.br>... Sent [root@galaxy spool]# mailq Mail Queue (1 request) --Q-ID-- --Size-- -----Q-Time----- ------------Sender/Recipient------------ IAA00818 0 Thu Apr 15 08:50 <queiroz@apolo.ccuec.unicamp.br> <queiroz@galaxy.ccuec.unicamp.br>
Como se pode ver acima, a fila continha originalmente duas mensagens. Após o processamento da fila com as opções fornecidas (destinatário usuário root e remetente usuário <queiroz (a) apolo ccuec unicamp br>), a fila ficou com apenas uma mensagem.
A opção "q" pode receber adicionalmente os valores:
R - endereço do destinatário (recipient) S - endereço do remetente (sender) I - identificação da mensagem na fila
Como exemplificado, eu posso fornecer na linha de comando várias opções diferentes.