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Google, logo existo

Por Conrado Adolpho

Data de Publicação: 13 de Maio de 2008

Centavo a centavo, como o Google construiu uma marca de US$66 bi

Você já deve ter ouvido o clichê cino-corporativo onde há um problema, há uma oportunidade . Pois o Google transformou a própria existência de problemas em oito bilhões de oportunidades mensais esse é o número de buscas que ocorrem literalmente sob suas letrinhas coloridas em um único mês e construiu a marca mais valiosa do mundo, segundo algumas consultorias, e a que mais se valoriza, segundo outras. Contudo, não foi sempre assim.

Mesmo atualmente resolvendo mais de oito bilhões de problemas em todos os cantos do globo, há apenas poucos anos, o Google ainda não tinha resolvido um problema que lhe afligia: como ganhar dinheiro com isso? Não coube ao Google, mas a Bill Gross, fundador da IdeaLab, resolver esse dilema com o seu GoTo.com, um site de buscas que associava, a cada busca, pequenos anúncios de texto que tinham íntima relação com a palavra buscada. Estava criado o conceito de Links Patrocinados - um negócio de US$1,6bi, cifra pela qual vendeu o sistema criado ao potente Yahoo!.

Os Links Patrocinados, modelo de negócios adotado pelo Google na época da famigerada "bolha", hoje são responsáveis por praticamente 100% do seu faturamento e lhe gera um caixa anual que torna possível estar sempre na mídia e expandir seus tentáculos a praticamente todos os campos em que a Internet se encontra. Com os links patrocinados, em cada clique, o Google embolsa alguns centavos. E todos já conhecem a história - de grão em grão...

Mesmo com o Yahoo! tendo largado na frente, assim como AOL e vários outros, foi o Google quem venceu essa cyber-batalha. O que realmente fez com que o Google assumisse a liderança desse mercado e se distanciasse de todos os outros concorrentes foram basicamente dois fatores que devem ser tomados como lição: inovação tecnológica e foco.

Em primeiro lugar, o mecanismo de busca do Google sempre foi melhor do que o de todos os outros concorrentes. Os pós-graduandos Page e Brin, a partir de um experimento estudantil intitulado BackRub, criaram algo realmente muito bom.

Em segundo lugar, um negócio já portento como o Yahoo!, sofria pressões internas muito maiores do que o Google. Não acreditando no potencial de lucro que as buscas poderia lhe prover, o Yahoo! se transformou em um portal em que podia-se encontrar de tudo, de namorados a carros, de empregos a grupos de discussão sobre as marés vermelhas.

Em contrapartida, o Google, com sua tela franciscana, manteve-se fiel às buscas e se tornou referência nelas. Enquanto seu rival se perdia em uma infinidade de serviços que só fizeram confundir o consumidor e diluir sua marca, o Google manteve seu foco e, a cada busca bem-sucedida, aumenta a credibilidade e o valor de sua marca. Pense em quantas interações com experiências positivas você tem com a marca Google por dia.

Concentrando-se no negócio das buscas, o Google acumulou tal força em seu brand que qualquer marca que seja apontada por ele nas primeiras posições do resultado de uma busca é considerada pelo consumidor como mais confiável e digna de um clique.

Quanto mais o Google cresce e tem crescido sem parar , mais empresas querem aliar sua marca ao seu nome. Já existem empresas, como a Publiweb, agência de Marketing Digital e Search Marketing, que atendem a diversos tipos de negócio com o firme objetivo de posicioná-los nas primeiras posições do Google e com isso aumentar a lucratividade e o valor da marca.

O tamanho sucesso do Google é uma conjunção de fatores extraordinária, porém, as causas de seu crescimento talvez estejam muito mais arraigadas na credibilidade construída a cada clique do que em uma comunicação planejada ou minuciosamente calculada.

Suas letrinhas coloridas, sua precisão cirúrgica para encontrar respostas, sua aura adolescente ou o seu lema Don´t be evil algo como Não Faça o mal trazem algo muito mais valioso do que cliques e bilhões, trazem uma alma para a sua marca. Em um mundo que necessita de exemplos a serem seguidos, o Google não poderia ter vindo em melhor hora.

Conrado Adolpho é diretor da Publiweb Marketing Digital (www.publiweb.com.br), empresa especializada em confeccionar sites e posicioná-los na primeira posição do Google. É autor do livro Google Marketing, maior obra de marketing digital do País (www.livrogooglemarketing.com.br).

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