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Google e Busca Universal

Por Martha Carrer Cruz Gabriel (*)

Data de Publicação: 12 de Maio de 2008

Universal Search ou Busca Universal é o sistema de busca que mistura listagem de notícias, vídeos, imagens, buscas locais e em livros, entre os resultados de web pages. O Google adotou o sistema de busca universal há alguns meses e isso afeta o resultado das buscas. Vídeos do YouTube, por exemplo, passaram a fazer parte dos resultados de busca, como mostra o exemplo da imagem abaixo (busca por "Second Life", em 11/maio/2008):

Neste contexto, as buscas verticais, ou específicas, que eram ignoradas pela maior parte dos usuários de buscadores anteriormente, agora ganham importância. Serviços de buscas verticais do Google agora são apresentados na busca regular, devido ao sistema incorporado de busca universal. Exemplos desses serviços são: Blog Search, Book Search, Catalogs, Code Search, Directory, Finance, Images, Local/Maps, News, Patent Search, Product Search, Scholar, Video e Web Search. Para conhecer as diversas áreas específicas de busca vertical que o Google considera, visite a página http://www.google.com/options/ - a lista é enorme.
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Se por um lado isso é interessante, por outro torna mais complexo os procesoss de SEM/SEO para otimização do posicionamento nas buscas. O impacto na otimização de busca ocorre porque não se está mais competindo apenas com websites, e é necessário prestar atenção e otimizar com o todo em mente. Isso significa que além dos websites, teoricamente as otimizações devem focar também todos as listagens de buscas verticais (específicas) que são consideradas agora na busca universal.

Notas

[1] SEM (Search Engine Marketing] e SEO (Search Engine Optimization) são nomes dados às ações que em conjunto promovem um website para que ele consiga posicionamento privilegiado nos resultados de buscas nas search engines na web, como Google, Yahoo!, MSN Search, por exemplo. Essas ações de otimização do posicionamento nas buscas incluem desde técnicas on-page (realizadas no site) como off-page (externas ao site). As técnicas on-page normalmente estão mais relacionadas com os códigos, conteúdos e estrutura do site, enquanto que as técnicas off-page envolvem construção de links de forma planejada (tanto inbound quanto outbound), campanhas de links patrocinados, entre outas diversas ações que possam aumentar a popularidade do site. Todas as ações de otimização devem ter sempre em mente os objetivos de marketing do negócio, portanto elas envolvem sempre o pessoal de marketing, business e TI.

Sobre a autora - MARTHA CARRER CRUZ GABRIEL é graduada em Engenharia Civil pela UNICAMP, pós-graduada em Comunicação de Marketing pela ESPM-SP e em Design Gráfico pelo Centro Belas Artes de São Paulo. É mestre em Artes pela ECA/USP, com pesquisa em arte e tecnologia. Professora dos cursos de MBA na Universidade Anhembi Morumbi, SENAC e Belas Artes. Palestrante internacional, tendo proferido palestras em universidades e congressos em países como Estados Unidos, Inglaterra, China, Japão, entre outros. Premiada duas vezes nos Estados Unidos (melhor palestra) em congressos de tecnologia para web. Diretora de tecnologia da NMD New Media Developers, recebeu 11 prêmios iBest como produtora web. Consultora na área de tecnologia e marketing, incluindo Interfaces Digitais, MOB - marketing de otimização de buscas - e Marketing de Relacionamento. Pesquisadora na USP e reviewer da LEA - Leonardo Electronic Almanac, MIT. Premiada como estudante (engenharia), profissional (web), palestrante (tecnologia), professora (marketing), artista (novas mídias) e pesquisadora (mestrado). Site pessoal em http://www.martha.com.br/

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