você está aqui: Home  → Colunistas  →  Piloto e Gerente

CALÇOS FORA! Uma sinfonia em uma voz

Por Jefferson Santos

Data de Publicação: 16 de Janeiro de 2023

Você tem ideia do que esta simples frase representa?

Para mim, é uma das frases mais significativas que já ouvi, por diversas vezes, ao longo dos meus mais de trinta anos como piloto.

Uma frase densa, também assertiva e resolutiva. Quando o "chefe de pista" fala ao microfone para o comandante da aeronave, significa que um fabuloso elenco de profissionais trabalhou com denodo, com garra e com determinação para que nenhuma falha em qualquer de suas atividades ocorresse.

Ela é o arauto de minha primeira paixão: VOAR! Também representa o que mais me atraiu ao longo de meus mais de quarenta anos como profissional, sendo piloto, professor, logístico, consultor etc. ADMINISTRAÇÃO.

Após formado, assim como muitos de meus colegas e contemporâneos, buscava complementar meus estudos em terceiro grau. A grande maioria buscava a faculdade de Direito. Pelo contrário, eu buscava a de Administração. Eu queria me capacitar a dar conta de entregar resultados com eficiência e com segurança em qualquer das atividades comuns que as organizações militares na Aeronáutica tinham como missão. Eu deveria ser muito bom fosse em distribuir calças e camisas para soldados bem como para fechar contratos internacionais no Centro de Lançamento Espaciais, em Alcântara MA. Oficiais tinham que se preparar e se capacitar para atuar em qualquer atividade desse fabuloso e complexo leque de atribuições e de responsabilidades aos quais a Aeronáutica é responsável por entregar à sociedade. Então, escolhi estudar Administração.

O olhar de um piloto quando ele é um gerente ou um administrador é diferente. Ele vai em busca de "filigranas", de detalhes escondidos no todo mas que podem ser essenciais ou, até mesmo, concorrer a um desastre quando não atentos ou priorizados.

Minha experiência em mais de 16 anos no Sistema de Investigação e de Prevenção de Acidentes Aeronáuticos me preparou para essa "sensibilidade": Investigação de acidentes ou de incidentes aeronáuticos revelavam o quão importante era se atentar para detalhes, se atentar para o funcionamento de atos, de processos e de atividades em sequência fluída, concatenada e sistêmica.

"Calços fora!" emoldura com êxito e excelência uma fenomenal conjunção de pequenos atos e de corriqueiros processos de atividades que se completam com êxito. Simples mas fundamentais, as conclusões exitosas de "pequenas partes" permitem a gigantes engrenagem, que é a preparação para a decolagem, ocorrer.

"Calços fora!" simboliza a dedicação, o êxito e a excelência:

  • de um atendimento eficiente em uma agência de viagens;
  • de uma captação de bagagens na entrada de um aeroporto e sua deposição na fila de embarque;
  • do atendimento correto dos funcionários no guichê de embarque;
  • na verificação de integridade e de segurança e, após, a etiquetagem e a liberação das bagagens na esteira;
  • na deposição, na captação e na acomodação cuidadosa de bagagens em uma prancha e o seu deslocamento para o lado do bagageiro da aeronave;
  • na orientação precisa para a liberação de passageiros para prosseguirem para o setor de embarque;
  • no conforto, na segurança e na limpeza de áreas de circulação e de estar por funcionários dos aeroportos;
  • na comunicação clara e objetiva dos funcionários avisando acerca da movimentação das aeronaves no pátio e demais instruções essenciais para prosseguimento da viagem;
  • na orientação e no acompanhamento dos passageiros até a porta da aeronave;
  • na recepção, na gentil e precisa orientação complementar dos comissários aos passageiros;
  • na precisão e no profissionalismo dos pilotos na execução dos cheques de sistemas de funcionamento da aeronave, de instrumentos de voo e na comunicação com órgãos de controle do espaço aéreo;
  • na aproximação segura de veículos nas proximidades e nas cercanias da aeronave;
  • na colocação precisa e segura de itens de comissaria, de higiene e de segurança aos passageiros;
  • na verificação de integridade e de funcionamento dos sistemas das aeronaves;
  • nas verificações visuais sobre a superfície, os trens de pouso e os painéis abertos de bagageiros e de compartimentos;
  • no reabastecimento seguro e preciso de combustível, de óleo hidráulico e de oxigênio nos pequenos painéis e bocais de acesso;
  • na conexão segura de escadas e de pranchas com bagagens;
  • no posicionamento preciso dos profissionais de combate a incêndio;
  • no acompanhamento e na correção imediata e oportuna de qualquer dos eventuais erros, os "pequenos detalhes";
  • na ajuda mútua de profissionais aos colegas que encontram dificuldades, mesmo que a atividade problemática não lhes seja de responsabilidade direta;

"Calços fora" significa dedicação, comprometimento, proatividade, busca incessante pela qualidade. Simboliza a excelência de equipes autogerenciáveis que vi em poucas empresas das várias por onde passei e interagi de alguma forma.

"Calços fora" também representa o que há de melhor e mais oportuno na liderança situacional, pois as oportunidades de erros de diversas formas ocorrerem é muito grande e ampla em muitos setores distintos. Mas a responsabilidade final da segurança e da qualidade é do supervisor de pista, o "maestro" daquela esplêndida orquestra de funcionários dedicados, aplicados e circunspectos.

"Calços fora" emoldura um complexo, hipnotizante e maravilhoso cenário de um "spot" ocupado por uma aeronave e rodeado por um elenco de equipamentos e de pessoas que se completam e se harmonizam em suas tarefas para permitir que todos estejam seguros e que as atividades sejam concluídas com excelência.

"Calços fora!" não é só uma frase, é uma verdadeira sinfonia.

Quando o comandante inicia o pushback cada um dos funcionários olha para a majestosa aeronave se afastando fixando o olhar para as pequenas janelas laterais e murmura:

"Vão com Deus. Missão cumprida!"

Adicionar comentário

* Campos obrigatórios
5000
Powered by Commentics

Comentários (1)

Avatar
Novo

Simples e perfeito. Muito obrigado por compartilhar o conhecimento!

Sobre o autor

Jefferson Wanderley dos Santos atualmente é Professor, Consultor, Palestrante e Facilitador. Foi piloto militar e civil em mais de 15 aeronaves (aviões e helicópteros) de diferentes tipos e piloto offshore (SK-76C) na Líder Aviação. Possui, no total, mais de 5.000 horas de vôo. Possui ampla experiência em Planejamento Institucional com base em Avaliação de Cenários (organizacional e institucional: Brasil e América do Sul) atuando em treinamentos como orientador de diplomatas civis e militares no módulo Peace Operations Executive Seminar do Pearson Peacekeeping Centre no Interamerican Defense College em Washington - DC - USA e no módulo Large Scale Emergencies and Desasters Seminar também no Interamerican Defense College em Washington - DC - USA. Possui ampla experiência em Consultoria para organizações do Comando da Aeronáutica na área de Gestão Estratégica de Recursos Humanos. Proferiu palestras sobre Gestão de Recursos Humanos na Aeronáutica para militares dos países das três Américas e Caribe no 27º Comitê de Gestão de Recursos Humanos e Ensino em Winnipeg, Manitoba, Canadá.

Proferiu palestras sobre o Brasil e seus cenários social, político e econômicos para diplomatas civis e militares do Interamerican Defense College e National Defense University, ambos na cidade de Washington - DC - USA no ano de 2007; foi coordenador acadêmico no Interamerican Defense College, Washington- USA, 2007 a 2008; foi professor-chefe do Curso de Política e Estratégia Aeroespaciais na Universidade da Força Aérea RJ no ano de 2009; possui ampla experiência em Assessoramento e Avaliação de Processo Decisório para funções de assessoria, chefia e direção de organizações do Comando da Aeronáutica.

Contatos

Jefferson Wanderley dos Santos MSc
ANAC 138.480
081 97111 0211 Vivo
081 3033 6593 (r) Vivo
@adastrapilot
www.adastrapilot.com

Recomende este artigo nas redes sociais

 

 

Veja a relação completa dos artigos desta coluna