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Requisitos introdutórios para avaliação de atividades e de processos

Por Jefferson Santos

Data de Publicação: 23 de Outubro de 2022

O presente artigo visa contribuir para auxiliar gestores e supervisores na promoção da eficiência e da produtividade dos funcionários e dos setores sobre os quais venham ter ascendência ou responsabilidade direta por resultados.

Os requisitos que seguem são fruto do aperfeiçoamento de processos da avaliação de desempenhos funcionais e setoriais das organizações onde fui líder de setor ou responsável pela organização como um todo.

Ressalto que a sequência abaixo será de melhor proveito após a realização de um inventário de metas e de objetivos setoriais e inventário de recursos disponibilizados para a consecução dos resultados esperados para, então, se ter condições de se avaliar desempenhos individuais.

Muito agradeceria eventuais contribuições tanto para corrigir como para ampliar tais requisitos.

Enfim, vamos ao conteúdo.

Requisitos de avaliação de atividades e de processos sob a responsabilidade de GESTORES ou SUPERVISORES:

a. Conhecer a Missão, os Objetivos e as Metas da Empresa (Organização);

b. Avaliar se os objetivos e as metas dos setores também estão alinhados com os da organização;

c. Avaliar a adequação e a suficiência das competências (conhecimentos e habilidades) individuais dos integrantes das equipes ou dos setores para a realização, segura e eficiente, das atividades para as quais foram designados;

d. Avaliar a suficiência de recursos à disposição dos funcionários para realização das respectivas atividades;

e. Avaliar a tramitação de atividades, de processos e de projetos entre setores verificando se as prioridades e os procedimentos ocorrem na ordem, na tramitação (fluxo) de atividades e de processo entre setores (Ex: financeiro e suprimento; vendas e expedição; vendas e transporte; financeiro e logístico etc.);

f. Avaliar a adequação e a qualidade das condições de ergonomia dos uniformes, das vestimentas, dos equipamentos de proteção individual (EPI), do mobiliário e dos equipamentos destinados a cada funcionário para a execução segura e eficiente das respectivas atividades;

g. Avaliar a adequação, a qualidade e a segurança das condições da ambiência dos locais de trabalho dos funcionários (iluminação, ventilação, umidade, acústica, termicidade etc.);

h. Conhecer, gerenciar e aperfeiçoar o Plano de Ação (PA) de seu setor;

i. Estabelecer métodos e recursos para a comunicação e para o controle sobre as fases e etapas da consecução das metas e dos objetivos do PA;

j. Enumerar e avaliar os fatores externos aos quais os setores da empresa estão dependentes para a consecução das respectivas atividades;

k. Avaliar os fatores externos que exercem interferências que prejudiquem a produtividade, a segurança e a eficiência das atividades a eles alocadas;

l. Verificar histórico de "gargalos" no fluxo e na tramitação dos processos que interfiram na produtividade e na eficiência das atividades e dos processos dos setores;

m. Propor linhas de ação (LA) para solucionar os problemas;

n. Avaliar os impactos das LA nas soluções dos problemas encontrados nos setores; e

o. Implementar as soluções adequadas.

Os requisitos acima -como contribuição- são genéricos para qualquer atividades de produção (bens ou serviços) de qualquer empresa, em qualquer tipo de atividade independentemente do tamanho ou da quantidade de funcionários.

Por serem genéricos todas as sugestões devem ser avaliadas considerando-se adaptações que se fizerem necessárias em função das peculiaridades de cada empresa.

Convém que todos esses "passos" ou itens sejam criticados e aperfeiçoados e que, a partir deles, sejam iniciados os processos de entrevistas de orientação, de eventuais correções de desempenhos para, por fim, servirem de base para avaliação de desempenhos funcionais.

Esse "checklist" muito me auxiliou nas avaliações de desempenhos de funcionários aos quais liderei, da mesma forma que permitiu o feedback dos avaliados sempre contando com contribuições para melhorias de desempenhos a partir da experiência que cada um vivenciava na consecução de suas atividades funcionais.

Sucesso a todos.
#adastrapilot @adastrapilot

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Simples e perfeito. Muito obrigado por compartilhar o conhecimento!

Sobre o autor

Jefferson Wanderley dos Santos atualmente é Professor, Consultor, Palestrante e Facilitador. Foi piloto militar e civil em mais de 15 aeronaves (aviões e helicópteros) de diferentes tipos e piloto offshore (SK-76C) na Líder Aviação. Possui, no total, mais de 5.000 horas de vôo. Possui ampla experiência em Planejamento Institucional com base em Avaliação de Cenários (organizacional e institucional: Brasil e América do Sul) atuando em treinamentos como orientador de diplomatas civis e militares no módulo Peace Operations Executive Seminar do Pearson Peacekeeping Centre no Interamerican Defense College em Washington - DC - USA e no módulo Large Scale Emergencies and Desasters Seminar também no Interamerican Defense College em Washington - DC - USA. Possui ampla experiência em Consultoria para organizações do Comando da Aeronáutica na área de Gestão Estratégica de Recursos Humanos. Proferiu palestras sobre Gestão de Recursos Humanos na Aeronáutica para militares dos países das três Américas e Caribe no 27º Comitê de Gestão de Recursos Humanos e Ensino em Winnipeg, Manitoba, Canadá.

Proferiu palestras sobre o Brasil e seus cenários social, político e econômicos para diplomatas civis e militares do Interamerican Defense College e National Defense University, ambos na cidade de Washington - DC - USA no ano de 2007; foi coordenador acadêmico no Interamerican Defense College, Washington- USA, 2007 a 2008; foi professor-chefe do Curso de Política e Estratégia Aeroespaciais na Universidade da Força Aérea RJ no ano de 2009; possui ampla experiência em Assessoramento e Avaliação de Processo Decisório para funções de assessoria, chefia e direção de organizações do Comando da Aeronáutica.

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