você está aqui: Home  → Colunistas  →  Piloto e Gerente

O STROGONOFF dos STRATEGUS

Por Jefferson Santos

Data de Publicação: 15 de Julho de 2021

A ideia deste artigo, cujo título visa causar um impacto e suscitar curiosidade, é a de aproximar o conceito de Planejamento Estratégico para as atividades corriqueiras, comuns a todos nós, não só na vida profissional como na vida privada.

PLANEJAR, DECIDIR e AGIR são ações comuns que fazemos sempre.

O estrogonofe é um prato já comum em nossa culinária apesar de ser uma iguaria importada da Rússia, porém simples e rápida de se preparar.

Strategus eram generais da Grécia Antiga que se utilizavam de observações e informações do ambiente externo e avaliavam como estes impactariam, positiva ou negativamente, o desempenho (produtividade) da tropa e do aparato logístico bélico. Aqueles fatores e observações eram a base fundamental para seus Planos de Ação (deslocamentos e emprego das tropas e da artilharia).

O estrogonofe é um produto elaborado por alguém em uma residência ou local de venda de alimentos prontos (restaurantes, bares, bistrôs etc.). A responsiva (feedback) sobre a qualidade que os clientes dão é imediata.

Escolhi o exemplo de cozinhar por ser uma atividade de PRODUÇÃO (entregar o que o cliente quer, na forma que ele quer, no local que onde ele quer, e no momento que ele deseja). Todavia considero uma residência com suas atividades corriqueiras o melhor e mais genuíno exemplo de EMPRESA ESTRATÉGICA.

O motivo é que absolutamente TODAS as atividades domésticas DEPENDEM de elementos externos para TRANSFORMAR suprimentos em bens ou serviços.

Senão vejamos: A atividade, o PROCESSO de se preparar um estrogonofe sobe a perspectiva do P.D.C.A - PLAN, DO, CHECK, ACT (ferramenta gerencial que melhor personifica o Planejamento Estratégico) requer avaliação da(s):

PLANEJAR (PLAN)

  • Quantidade de pessoas que comerão;
  • Como e onde serão servidas as degustações;
  • Onde e como será preparado;
  • Verificação da qualidade e da disponibilidade dos insumos e dos "veículos" de produção (fogão, gás, água, energia etc.);
  • Faltando qualquer dos elementos acima, quem preparará buscará a disponibilidade das alternativas;

A EXECUÇÃO (DO) ocorrerá de acordo com os conhecimentos do executor, dos métodos e receitas para se preparar a iguaria, além do tempo necessário para sua conclusão.

O CONTROLE (CHECK) ocorrerá ao longo de todo o processo de elaboração do produto.

Por fim, as CORREÇÕES (ACT) que se fizerem necessárias serão executadas em tempo oportuno, no momento que se fizerem necessárias.

Emoldurando todo esse singelo PROCESSO, o "feedback", as críticas ou elogios serão imediatos.

Enfim, as características de uma atividade que se escorou em uma avaliação e planejamento estratégicos estiveram presentes.

Portanto, convido você a refletir sobre todas as atividades domésticas ou profissionais que você executa. Avalie o grau de ações estratégicas que você planeja e executa. Procure aperfeiçoar suas técnicas e as empregue.

O sucesso lhe será garantido.

Esse é um artigo original do autor e Professor Jefferson W. Santos MSc.

Gostou desse conteúdo? Visite o site ADASTRAPILOT.COM
@adastrapilot

Adicionar comentário

* Campos obrigatórios
5000
Powered by Commentics

Comentários (1)

Avatar
Novo

Simples e perfeito. Muito obrigado por compartilhar o conhecimento!

Sobre o autor

Jefferson Wanderley dos Santos atualmente é Professor, Consultor, Palestrante e Facilitador. Foi piloto militar e civil em mais de 15 aeronaves (aviões e helicópteros) de diferentes tipos e piloto offshore (SK-76C) na Líder Aviação. Possui, no total, mais de 5.000 horas de vôo. Possui ampla experiência em Planejamento Institucional com base em Avaliação de Cenários (organizacional e institucional: Brasil e América do Sul) atuando em treinamentos como orientador de diplomatas civis e militares no módulo Peace Operations Executive Seminar do Pearson Peacekeeping Centre no Interamerican Defense College em Washington - DC - USA e no módulo Large Scale Emergencies and Desasters Seminar também no Interamerican Defense College em Washington - DC - USA. Possui ampla experiência em Consultoria para organizações do Comando da Aeronáutica na área de Gestão Estratégica de Recursos Humanos. Proferiu palestras sobre Gestão de Recursos Humanos na Aeronáutica para militares dos países das três Américas e Caribe no 27º Comitê de Gestão de Recursos Humanos e Ensino em Winnipeg, Manitoba, Canadá.

Proferiu palestras sobre o Brasil e seus cenários social, político e econômicos para diplomatas civis e militares do Interamerican Defense College e National Defense University, ambos na cidade de Washington - DC - USA no ano de 2007; foi coordenador acadêmico no Interamerican Defense College, Washington- USA, 2007 a 2008; foi professor-chefe do Curso de Política e Estratégia Aeroespaciais na Universidade da Força Aérea RJ no ano de 2009; possui ampla experiência em Assessoramento e Avaliação de Processo Decisório para funções de assessoria, chefia e direção de organizações do Comando da Aeronáutica.

Contatos

Jefferson Wanderley dos Santos MSc
ANAC 138.480
081 97111 0211 Vivo
081 3033 6593 (r) Vivo
@adastrapilot
www.adastrapilot.com

Recomende este artigo nas redes sociais

 

 

Veja a relação completa dos artigos desta coluna