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Comissários de bordo e as competências essenciais de gestão

Por Jefferson Santos

Data de Publicação: 20 de Maio de 2021

By Firedrop - Own work, CC BY-SA 3.0, https://commons.wikimedia.org/w/index.php?curid=27681537Você sabe qual é a principal missão de comissários de bordo?

Você sabe para que eles são treinados para fazer?

Eles são treinados para salvar pessoas em evacuação em caso de acidentes aéreos e em sobrevivência em ambientes hostis, selva, mar, desertos etc.

Enquanto o acidente não ocorre (e assim jamais esperamos que ocorra) eles recebem os passageiros no salão, ajudam a localização dos assentos e a colocação das malas no bagageiro, servem água ou café, ou um jornal, ou um travesseiro, ou um cobertor. Enfim, atendendo os passageiros nas solicitações que lhes são possíveis de assim fazer.

Os comissários têm convicção de que a maioria dos passageiros são renitentes às suas orientações, não prestam a devida atenção aos brifings antes da decolagem, raríssimos leem as instruções nos cartões no bolso da cadeira à sua frente. Esses clientes são potencialmente perigosos na ocorrência de uma necessária evacuação da aeronave. (Para se ilustrar, em 2019, passageiros morreram asfixiados pela fumaça no salão de uma aeronave porque os passageiros dos assentos anteriores bloquearam o corredor demorando para retirarem seus pertences e bagagens dos compartimentos superiores, instrução expressamente verbalizada por ocasião dos brifings que pouquíssimos prestam a atenção.)

Apesar de desatentos ou desinteressados, não convém aos passageiros desqualificar a liderança e as competências dos comissários de bordo, sobretudo na ocorrência de um sinistro.

Ainda assim, sabendo desses comportamentos adversos dos clientes, os comissários são preparados para se depararem com a complexidade (no caso um acidente aeronáutico), avaliar as circunstâncias do pós-acidente, utilizar os não muitos recursos disponíveis após um sinistro e seguir "checklists", seguir métodos, atividades e processos pertinentes à situação de sorte que todos possam sobreviver íntegros.

Sim, os clientes dos comissários tornam a vida deles na empresa muito difícil. Contudo, comissários são muito bem-preparados e passam por rigorosos processos de seleção, de formação, de treinamento e de reciclagem.

De sorte que as empresas de transporte aéreo têm expectativas de profissionais preparados para se deparar, lidar e gerenciar uma crise, no caso, os comissários que contratam.

De sorte que observadas as devidas proporções e características, pelo menos em tese, qualquer empresa ao empregar qualquer profissional, tem a expectativa de que ele apresente e empregue algumas competências. Ou seja, que o funcionário:

- se depare com uma complexidade; - avalie o cenário e as circunstâncias; - utilize os recursos disponíveis; - utilize métodos adequados e pertinentes; e - observe o tempo que lhe é disponível.

Essas são as competências essenciais que habilitam qualquer profissional a ter êxito na sua gestão, ainda que seja gestão de crise.

Assim, agindo como os comissários agem, você estará preparado para qualquer tipo de complexidade ou de desafio que você ou sua empresa vier a enfrentar.

Boa sorte e sucesso.

Esse é um artigo original do autor e professor Jefferson W. Santos MSc.
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Simples e perfeito. Muito obrigado por compartilhar o conhecimento!

Sobre o autor

Jefferson Wanderley dos Santos atualmente é Professor, Consultor, Palestrante e Facilitador. Foi piloto militar e civil em mais de 15 aeronaves (aviões e helicópteros) de diferentes tipos e piloto offshore (SK-76C) na Líder Aviação. Possui, no total, mais de 5.000 horas de vôo. Possui ampla experiência em Planejamento Institucional com base em Avaliação de Cenários (organizacional e institucional: Brasil e América do Sul) atuando em treinamentos como orientador de diplomatas civis e militares no módulo Peace Operations Executive Seminar do Pearson Peacekeeping Centre no Interamerican Defense College em Washington - DC - USA e no módulo Large Scale Emergencies and Desasters Seminar também no Interamerican Defense College em Washington - DC - USA. Possui ampla experiência em Consultoria para organizações do Comando da Aeronáutica na área de Gestão Estratégica de Recursos Humanos. Proferiu palestras sobre Gestão de Recursos Humanos na Aeronáutica para militares dos países das três Américas e Caribe no 27º Comitê de Gestão de Recursos Humanos e Ensino em Winnipeg, Manitoba, Canadá.

Proferiu palestras sobre o Brasil e seus cenários social, político e econômicos para diplomatas civis e militares do Interamerican Defense College e National Defense University, ambos na cidade de Washington - DC - USA no ano de 2007; foi coordenador acadêmico no Interamerican Defense College, Washington- USA, 2007 a 2008; foi professor-chefe do Curso de Política e Estratégia Aeroespaciais na Universidade da Força Aérea RJ no ano de 2009; possui ampla experiência em Assessoramento e Avaliação de Processo Decisório para funções de assessoria, chefia e direção de organizações do Comando da Aeronáutica.

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