Comissários de bordo e as competências essenciais de gestão
Por Jefferson Santos
Data de Publicação: 20 de Maio de 2021
Você sabe qual é a principal missão de comissários de bordo?
Você sabe para que eles são treinados para fazer?
Eles são treinados para salvar pessoas em evacuação em caso de acidentes
aéreos e em sobrevivência em ambientes hostis, selva, mar, desertos etc.
Enquanto o acidente não ocorre (e assim jamais esperamos que ocorra) eles
recebem os passageiros no salão, ajudam a localização dos assentos e a
colocação das malas no bagageiro, servem água ou café, ou um jornal, ou um
travesseiro, ou um cobertor. Enfim, atendendo os passageiros nas solicitações
que lhes são possíveis de assim fazer.
Os comissários têm convicção de que a maioria dos passageiros são renitentes
às suas orientações, não prestam a devida atenção aos brifings antes da
decolagem, raríssimos leem as instruções nos cartões no bolso da cadeira
à sua frente. Esses clientes são potencialmente perigosos na ocorrência de
uma necessária evacuação da aeronave. (Para se ilustrar, em 2019, passageiros
morreram asfixiados pela fumaça no salão de uma aeronave porque os passageiros
dos assentos anteriores bloquearam o corredor demorando para retirarem seus
pertences e bagagens dos compartimentos superiores, instrução expressamente
verbalizada por ocasião dos brifings que pouquíssimos prestam a atenção.)
Apesar de desatentos ou desinteressados, não convém aos passageiros
desqualificar a liderança e as competências dos comissários de bordo,
sobretudo na ocorrência de um sinistro.
Ainda assim, sabendo desses comportamentos adversos dos clientes, os
comissários são preparados para se depararem com a complexidade (no caso um
acidente aeronáutico), avaliar as circunstâncias do pós-acidente, utilizar
os não muitos recursos disponíveis após um sinistro e seguir "checklists",
seguir métodos, atividades e processos pertinentes à situação de sorte que
todos possam sobreviver íntegros.
Sim, os clientes dos comissários tornam a vida deles na empresa muito
difícil. Contudo, comissários são muito bem-preparados e passam por rigorosos
processos de seleção, de formação, de treinamento e de reciclagem.
De sorte que as empresas de transporte aéreo têm expectativas de profissionais
preparados para se deparar, lidar e gerenciar uma crise, no caso, os
comissários que contratam.
De sorte que observadas as devidas proporções e características, pelo menos em
tese, qualquer empresa ao empregar qualquer profissional, tem a expectativa de
que ele apresente e empregue algumas competências. Ou seja, que o funcionário:
- se depare com uma complexidade;
- avalie o cenário e as circunstâncias;
- utilize os recursos disponíveis;
- utilize métodos adequados e pertinentes; e
- observe o tempo que lhe é disponível.
Essas são as competências essenciais que habilitam qualquer profissional a
ter êxito na sua gestão, ainda que seja gestão de crise.
Assim, agindo como os comissários agem, você estará preparado para qualquer
tipo de complexidade ou de desafio que você ou sua empresa vier a enfrentar.
Boa sorte e sucesso.
Esse é um artigo original do autor e professor Jefferson W. Santos MSc.
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Proferiu palestras sobre o Brasil e seus cenários social, político e econômicos para diplomatas civis e militares do Interamerican Defense College e National Defense University, ambos na cidade de Washington - DC - USA no ano de 2007; foi coordenador acadêmico no Interamerican Defense College, Washington- USA, 2007 a 2008; foi professor-chefe do Curso de Política e Estratégia Aeroespaciais na Universidade da Força Aérea RJ no ano de 2009; possui ampla experiência em Assessoramento e Avaliação de Processo Decisório para funções de assessoria, chefia e direção de organizações do Comando da Aeronáutica.