você está aqui: Home  → Colunistas  →  Piloto e Gerente

O que uma empresa espera de você?

Por Jefferson Santos

Data de Publicação: 13 de Julho de 2019

Muito se fala em competências essenciais para o futuro. Vejo uma profusão de especialistas navegando por essa seara oferecendo seus conteúdos. Contudo, proponho uma reflexão acerca das competências que considero essenciais para qualquer executivo, líder de equipe, gestor ou diretor. Competências para resolver PROBLEMAS.

Imagine, então, as seguintes situações:

  • Você é executivo em um escritório de advocacia e ao chegar ao seu setor de trabalho encontra a máquina de cópias e de escaneamento de documentos sem funcionar;
  • Você é o encarregado do setor de apoio -em nível de gerência- de um grande escritório (corretora de ações) e ao chegar em sua mesa lhe avisam que houve um curto circuito no sistema de alimentação elétrica e que todo o escritório está sem energia e vários contratos precisam ser firmados pela manhã;
  • Você é o diretor geral de operações de uma grande empresa atacadista responsável pelo início das operações e abertura ao público, imprensa e autoridades, de uma unidade situada no entroncamento de duas importantes rodovias que provê excelente acessibilidade ao local. Na manhã anterior ao grande evento, você recebe uma intimação da Secretaria do Meio Ambiente cobrando a apresentação da requisição de licença ambiental que o setor de logística de sua empresa não encaminhou em tempo oportuno. Aquela secretaria estabelece como critério crítico para a liberação do funcionamento, em tese, com menos de 24hs, a requisição e a autorização, sob pena de elevadas multas e o impedimento do funcionamento.

As três situações acima são hipotéticas contudo absolutamente factíveis, possíveis. Você TEM que resolver aqueles problemas. Todos são COMPLEXIDADES.

Em suma, quando uma empresa contrata você o empregador tem a expectativa de que você, do uso de seus conhecimentos e de suas competências, SOLUCIONE PROBLEMAS e RESOLVA COMPLEXIDADES. Assim, não importa o seu nível hierárquico na empresa, não importa qual seja sua área de atuação, você foi contratado para:

  • se deparar com uma complexidade;
  • avaliar o cenário;
  • tomar uma decisão; e
  • agir.

Quais seriam, portanto, essas competência já consuetudinárias no ambiente de trabalho?

  • Conhecimento:
    • da função, do negócio da empresa, das atividades e dinâmicas de trabalho dos setores, fornecedores, eventuais terceirizados;
    • conhecimento dos atores e fatores do ambiente externo: outras empresas, órgãos públicos, agências reguladoras, autarquias, etc. e o potencial com o qual interferem, positiva ou negativamente, nas atividades dos setores e negócios da empresa como um todo;
  • Articulação:
    • conhecer as competências, dificuldades e eventuais problemas de natureza externa que cada setor enfrenta;
    • capacidade de negociar e buscar soluções conjuntas que possas dirimir óbices ou mitigar problemas por vezes incontornáveis;
  • Coordenação:
    • é a ação orquestrada após a articulação;
    • é a capacidade agir e dirigir, em sintonia com as limitações e competências de cada setor, as atividades administrativas ou operacionais em busca de resultados positivos, de eficiência e competitividade.
  • Networking:
    • nada mais oportuno do que construir e nutrir uma ampla rede de relacionamentos internos e externos, avaliando as competências e expertises em cada seara para poder lançar mão quando precisar avaliar, deliberar, decidir e agir para solucionar uma complexidade.

Posso lhes garantir que, ao longo de mais de trinta anos à frente de equipes e de organizações, lancei mão desse roteiro e procurei formar outros líderes setoriais sob a mesma e simples metodologia.

Adicionar comentário

* Campos obrigatórios
5000
Powered by Commentics

Comentários (1)

Avatar
Novo

Simples e perfeito. Muito obrigado por compartilhar o conhecimento!

Sobre o autor

Jefferson Wanderley dos Santos atualmente é Professor, Consultor, Palestrante e Facilitador. Foi piloto militar e civil em mais de 15 aeronaves (aviões e helicópteros) de diferentes tipos e piloto offshore (SK-76C) na Líder Aviação. Possui, no total, mais de 5.000 horas de vôo. Possui ampla experiência em Planejamento Institucional com base em Avaliação de Cenários (organizacional e institucional: Brasil e América do Sul) atuando em treinamentos como orientador de diplomatas civis e militares no módulo Peace Operations Executive Seminar do Pearson Peacekeeping Centre no Interamerican Defense College em Washington - DC - USA e no módulo Large Scale Emergencies and Desasters Seminar também no Interamerican Defense College em Washington - DC - USA. Possui ampla experiência em Consultoria para organizações do Comando da Aeronáutica na área de Gestão Estratégica de Recursos Humanos. Proferiu palestras sobre Gestão de Recursos Humanos na Aeronáutica para militares dos países das três Américas e Caribe no 27º Comitê de Gestão de Recursos Humanos e Ensino em Winnipeg, Manitoba, Canadá.

Proferiu palestras sobre o Brasil e seus cenários social, político e econômicos para diplomatas civis e militares do Interamerican Defense College e National Defense University, ambos na cidade de Washington - DC - USA no ano de 2007; foi coordenador acadêmico no Interamerican Defense College, Washington- USA, 2007 a 2008; foi professor-chefe do Curso de Política e Estratégia Aeroespaciais na Universidade da Força Aérea RJ no ano de 2009; possui ampla experiência em Assessoramento e Avaliação de Processo Decisório para funções de assessoria, chefia e direção de organizações do Comando da Aeronáutica.

Contatos

Jefferson Wanderley dos Santos MSc
ANAC 138.480
081 97111 0211 Vivo
081 3033 6593 (r) Vivo
@adastrapilot
www.adastrapilot.com

Recomende este artigo nas redes sociais

 

 

Veja a relação completa dos artigos desta coluna