você está aqui: Home  → O Futuro Chegou

Você quer ir rápido ou mais longe?

Por Marina Cassino de Almeida

Data de Publicação: 17 de Maio de 2018

Certa vez, almoçando com um amigo, ele me disse uma frase que me fez refletir por algum tempo sobre o poder da colaboração e do quanto podemos ser mais fortes, criativos e inovadores ao nos cercarmos de outras pessoas para construir algo novo.

Pode ser que você pense que este é um tema que já foi debatido aos quatro ventos e que todos sabemos que é importante colaborar, trabalhar em equipe e bla bla bla. Mas será que você realmente parou para refletir sobre o quanto isso pode te ajudar a realizar algo que sempre quis?

A frase que me impactou é a de um famoso ditado africano: "Se você quer ir rápido, vá sozinho. Se quer ir longe, vá junto". Apesar de famoso, não me lembro de tê-lo ouvido antes. Mas como acredito que tudo vem na hora certa, essa mensagem veio em um momento bastante oportuno para mim e espero que este também seja o momento oportuno para você.

Tirar uma ideia do papel não é uma tarefa fácil. Na verdade, chegar a uma ideia estruturada já dá um baita trabalho. Agora pense que fazer isso sozinho pode até ser mais rápido, pois não é necessário investir tempo explicando para os outros os "porquês" das suas decisões, o quê você está pensando e qual foi a lógica de raciocínio. Você simplesmente tem que lidar com você mesmo e pronto. Simples, rápido e fácil.

Agora, construir algo junto com outras pessoas talvez demore mais, mas você terá a oportunidade de ouvir outros pontos de vista e outras visões de mundo, que trarão coisas que com certeza nem passariam pela sua cabeça. Tudo isso irá lapidar a sua construção, vai colocar novas cores, novos elementos, novas dúvidas e certezas, e no final você terá alicerces mais profundos e sólidos para fazer com que a sua construção não seja facilmente derrubada. Provavelmente sua ideia irá mais longe no tempo.

O interessante é que agir desta forma não é uma coisa a qual estamos acostumados e isso vai tirar você da sua zona de conforto. Você vai ter dúvidas e pode até achar que talvez não seja uma boa ideia. Sabe por quê? Porque você (e eu) fomos treinados para não compartilhar as coisas com ninguém, principalmente se "estas coisas" forem ideias inovadoras ou projetos de vida. Claro que é sempre bom ter bom senso e escolher bem as pessoas em quem confiar, principalmente se se trata de um plano de negócios ou algo parecido. Mas isso é para tudo na vida, certo?

O que posso dizer da minha experiência, com interações com colegas de trabalho, empreendedores de startups e amigos, é que é possível realizar coisas incríveis com a colaboração dos outros. É muito empolgante conversar com estas pessoas e ver que há um desejo genuíno de contribuir, de ajudar a desenvolver, de fazer junto, de fazer a diferença. Sinceramente, é um tipo de atitude que nos leva a um universo maravilhoso e torço para que esta seja a realidade de cada vez mais pessoas.

Então aí vai um convite para você: se você tem vontade de construir algo mas ainda não sabe o quê ou como, tenha coragem e dê o primeiro passo. Você vai se sentir inseguro e talvez até com vergonha, mas acredite: as pessoas irão adorar ajudar você. Elas são iguais a você, com as mesmas inseguranças e incertezas. Ninguém consegue chegar a todas as respostas sozinho. Não sei se você reparou, mas o mundo está caminhando para uma era mais colaborativa e compartilhada, onde é cada vez mais necessário nos unirmos para fazer a diferença. Não existe mais uma receita de bolo. Precisamos construir juntos novas receitas para este novo mundo.

Então experimente este novo jeito de fazer as coisas. Tenha em mente seu propósito, encontre pessoas em quem você confia e que acredita que possam contribuir. Convide-as para construir junto. Ouça as opiniões com o desejo de "enxergar com os olhos do outro" e de aprender genuinamente. Não fique bravo ou chateado com os pontos negativos ou de dúvida: estes são os melhores presentes que alguém pode dar, pois é principalmente aí que você precisará trabalhar mais para alcançar a excelência. Fique tranquilo para mostrar algo que ainda não está pronto; não espere até estar perfeito (spoiler: você nunca achará que está bom suficiente!). E acima de tudo, tenha em mente que os benefícios de compartilhar são muito maiores do que o risco de alguém roubar a sua ideia. Será muito difícil que alguém faça isso. Afinal, ideia todo mundo tem, mas o resultado final depende da energia, paixão e dedicação para colocar a mão na massa e torná-la realidade.

E por favor, não acredite em mim. Teste! Teste para ver com seus próprios olhos, o benefício e a riqueza de se trabalhar de uma forma colaborativa para construir novos caminhos.

Sobre as autoras

Marina e Tati são co-fundadoras do Mosaico Criativo, uma escola online em rede que tem o objetivo de compartilhar movimentos, inovações e oportunidades que tem surgido pelo mundo, além de apoiar jornadas de reinvenção e desenvolvimento pessoal para lidar com esta nova realidade.

Visite nossas páginas nas redes sociais:

Acesse nosso site


Para se manter atualizado sobre as novidades desta coluna, consulte sempre o newsfeed RSS

Para saber mais sobre RSS, leia o artigo O Padrão RSS - A luz no fim do túnel.

Recomende este artigo nas redes sociais

 

 

Veja a relação completa dos artigos desta coluna