você está aqui: Home  → Colunistas  →  O Tao do Software e a Tal da Sociedade

Microblogs e Gestão 2.0

Por Eduardo Marcel Maçan

Data de Publicação: 24 de Agosto de 2009

Microblogs são a moda. Intelectuais, jornalistas, esportistas e a sua tia têm microblogs. Matérias inteiras são escritas elevando "anônimos famosos" da nova mídia para o transiente status de "celebridade instantânea". A qualidade e utilidade do "twitter" são debatidos por jornalistas moderninhos e microblogueiros descolados enquanto muitos rapidamente o classificam como moda passageira ou mais um desafio à produtividade de suas equipes. Aconteceu antes e acontecerá novamente com a próxima "novidade", não adianta nos revoltarmos.

O que quero apontar para os leitores deste artigo (que em nada diz respeito ao twitter apesar de citá-lo) é que devemos dissociar o hype do conceito para analisar sua utilidade ferramental.

Um microblog em essência tem as seguintes características:

  • Permite um espaço delimitado para exposição (geralmente do tamanho de uma mensagem SMS)
  • Permite que interessados no que você diz/faz estejam sempre atualizados
  • Permite a organização de atividades de todos os observados em uma "linha do tempo"
  • Permite pesquisas dos registros de todos os usuários ou de selecionados (observados/seguidos)

Há certamente mais, mas estas características bastam a este artigo. Imagine agora que você tem esta ferramenta à disposição de seu projeto esqueça que as pessoas usam microblogs para dizer que estão indo ao salão de beleza, não estamos falando do twitter. Se você observou bem percebeu que microblogs reúnem características fundamentais em uma ferramenta para comunicação de equipes. Irei dar dois exemplos de uso que irão melhorar a comunicação e organização de seu time/empresa imediatamente.

A primeira delas como diário em tempo real das atividades de sua equipe. Cada novo passo dado, ou problema encontrado deve ser listado no microblog no momento em que acontece. "concluída implantação do novo servidor web" ou "aguardando entrega de amostras do panfleto de divulgação" seriam exemplos possíveis. O gestor ou outro membro do time poderá acompanhar em tempo real as atividades de sua equipe ou de outros colaboradores dos quais dependam. Se a empresa toda utilizar este modelo o diretor poderá acompanhar a movimentação de toda a empresa em tempo real. Obviamente isso seria informação demais para qualquer um, mesmo os tipos "comando-e-controle" mais paranóicos. Neste caso, o diretor poderia seguir apenas os perfis de outros diretores e gerentes que certamente apresentariam uma visão mais resumida da apresentada pelos demais niveis hierárquicos.

Esta é uma ferramenta adequada para a implementação da transparência e dinamismo esperados da empresa moderna, tão aclamada na literatura especializada de administração.

Outra abordagem prática incrível desta ferramenta é no auxílio à gestão e documentação de mudanças. Partamos da seguinte regra: "toda ação que altere o ambiente deve ser imediatamente descrita por aquele que a implementou", se utilizarmos um microblog para esta finalidade, teremos automaticamente um panorama atualizado de nosso ambiente em determinado momento, identificando a mudança feita, quem fez e quando, com um sistema de buscas e uma linha do tempo.

A princípio, o tamanho da mensagem pode parecer uma limitação, mas é na realidade uma das maiores vantagens, pois:

  • permite espaço suficiente para informação útil
  • força a objetividade e concisão do texto
  • transforma a tarefa de documentação em uma atividade constante, imediata e não onerosa no tempo
  • torna a informação universalmente disponível dentro da organização.

Obviamente existirá a necessidade de documentação mais extensa e descritiva, mas este será o assunto de artigo futuro.

A esta altura o leitor deve estar afirmando que isso é muito interessante mas que não faz sentido algum expor sua empresa na internet para todos verem. Se eu acertei, então novamente você está pensando no twitter e não em uma ferramenta de microblog. Esta ferramenta deve ser implementada dentro da parte fechada do website de sua empresa, acessível apenas por funcionários. Você pode implementá-la você mesmo ou usar o laconi.ca, uma excelente ferramenta de microblog pronta para o uso, com recursos fantásticos como a criação de grupos, e até (se você quiser) integração com o twitter.

Além de organizar sua comunicação interna, perfis selecionados com integração ao twitter poderão centralizar a publicação de press-releases e a comunicação da empresa através do twitter, a partir de seu website interno.

O laconi.ca permitiria facilmente a utilização simultânea dessas duas abordagens, aumentando a eficiência e integração de sua comunicação e potencialmente evitando o desperdício de milhares de reais, sem falar que a existência de plugins para o firefox permitem que as notificações instantâneas e edições ocorram diretamente no navegador. O que você está esperando?

Sobre o autor

Eduardo Maçan é um cara legal que não tem tempo suficiente para se dedicar a tudo que gostaria. Envolvido com sistemas Unix, gerência de redes, TI, criação e implementação de serviços web há mais tempo do que aceita admitir, ajudou Chuck Norris a criar a internet. O espirito de Bruce Lee aparece para orientá-lo quando precisa, os de Obi-wan Kenobi e Yoda também. Quando não está se evadindo de ninjas assassinos para manter suas habilidades físicas, gosta de compor e tocar música. É um cara sério e profissional, mas não costuma conter sua imaginação, ironia e sarcasmo quando não está de terno e gravata. Agora, por exemplo.

Recomende este artigo nas redes sociais

 

 

Veja a relação completa dos artigos desta coluna