você está aqui: Home  → Colunistas  →  Bancos de Dados Livres

Projeto Firebird lança Firebird 2.0

Por Luiz Paulo de Oliveira Santos

Data de Publicação: 14 de Novembro de 2006

O projeto Firebird lançou oficialmente em 12 de novembro, a versão 2.0 do Banco de Dados Relacional Open Source Firebird durante a sessão de abertura da Quarta Conferencia Internacional de Firebird em Praga na Republica Tcheca.

O Firebird 2.0 é a feliz culminação de mais de dois anos de largos esforços de desenvolvedores e suporte, verdadeiramente dedicados. E traz com ele uma lista de melhorias muito esperada, e, que aumentarão significativamente a performance, segurança e o suporte a línguas estrangeiras, e que também contempla novas características na linguagem SQL. E ainda provê uma plataforma de código muito robusta e com re-arquitetura planejada para sua continuação no Firebird 3.0.

Características inclusas no release:

  1. Uma completa remontagem completa do engine de índices para elevar a performance e minimizar gargalos em buscas e combinações.

  2. Diversas limitações herdadas do antigo código agora se foram, como o limite de 252 bytes em tamanho de índices e o limite de 30Gb no tamanho de tabelas.

  3. Uma nova interface para charsets internacionais, incluindo melhorias no suporte UNICODE, junto com um número de novos e collations e correções nos existentes.

  4. Suporte a plataforma 64-bit com uso dos releases para AMD64 e Intel EM64T no Linux. Versões para Windows 64-bit estão prontas e sendo testadas, e estarão disponíveis em um novo release.

  5. Uma intensa revisão da segurança do servidor, incluindo criptografia forte das senhas e dispositivo de proteção contra ataques baseados em brute-force embutido no próprio banco.

  6. Suporte a tabelas derivadas do SQL200x, incluindo aninhamento de múltiplos níveis e junção de sub-queries.

  7. Sintaxe EXECUTE BLOCK para habilitar blocos de SQL procedural (PSQL) para serem executados a partir de um SQL dinâmico.

  8. Cursores explícitos em PSQL, também disponíveis dentro de EXECUTE BLOCK.

  9. WAIT para travar conflitos de timeout, disponível tanto como argumento em SET TRANSACTION como um parâmetro de transação nas APIs.

  10. Novíssima capacidade de back up incremental.

  11. Completa re-arquitetura de serverless do protocolo de conexão local no Windows para eliminar a instabilidade herdada do protocolo IPServer.

  12. Implementação completa do Serviço de API em todas as plataformas.

Firebird é um software Open Source com licenciamento non-viral e livre para download. Para download utilize o link a seguir, todo código fonte e binaries para Windows e Linux:

Firebird RDBMS 2.0

Para dúvidas, por favor poste e-mails para press ~VAT- firebirdsql.org (em inglês).

Sobre o autor

Luiz Paulo de Oliveira Santos teve seu primeiro contato com computadores em 1984, estudou BASIC para equipamentos de 8 bits (ZX-81 e Apple 2), em 1985 com o ambiente de 16 bits, e em 1988 com o ambiente de 32 bits. Em 1993 foi um dos primeiros Brasileiros a ter contato com o VBK que em 1995 se tornou o Delphi. Graduou em Tecnologia Em Processamento de Dados, cursou especialização em Análise de Sistemas e atualmente é graduando em Ciências Jurídicas. Atua como analista de suporte de redes da Universidade Metodista de Piracicaba, é editor da revista DB Freemagazine (uma revista gratuíta focada exclusivamente para bancos de dados Cliente/Servidor) e professor nas Faculdades Integradas Einstein de Limeira no curso de Tecnologia em Sistemas de Informação. Tem experiência nas áreas: Sistemas de Computação, Redes e Teleprocessamento de Dados, Bancos de Dados cliente-servidor e SQL. É autor do livro Firebird - Dicas de Segurança, publicado pela Editora Ciência Moderna.

Recomende este artigo nas redes sociais

 

 

Veja a relação completa dos artigos desta coluna