Por Bruno Buys
Data de Publicação: 23 de Julho de 2010
Os professores Ronald Scheroldt e Eustáquio Mendes apresentaram no Fil11 sua experiência na implantação e condução de um curso de nível superior de tecnologia com ênfase em Software Livre. Ronald Scheroldt iniciou sua fala questionando a atual deficiência de capacitação específica em Software Livre, e explicando que o curso criado na Faculdade Jesus Maria José, em Brasília, tem este objetivo exato. Fortemente calcado na filosofia do Software Livre e do compartilhamento de conhecimento e desenvolvimento distribuído, Ronald explicou que a filosofia do Software Livre tem tudo a ver com o ensino, que é exatamente a criação e transmissão de conhecimento.
O Prof. Eustáquio Mendes explicou detalhes sobre os procedimentos do curso, os processos de ensino nos quais os alunos estão inseridos, e o estímulo que eles recebem para produzir trabalhos e apresentá-los. "Existe uma grande resistência a apresentar trabalhos na forma de posters, porque os alunos morrem de medo, ficam muito nervosos e travados". Mas as dinâmicas de apresentação vão aos poucos fazendo os alunos sentirem-se mais à vontade.
Os professores apresentaram também a experiência bem sucedida do Flisol-DF, Festival de Instalação de Software Livre do Distrito Federal, que é sediado e organizado pela Fajesu. Em 2009 o Flisol teve cerca de mil participantes, mas o curso tem somente cerca de 360 alunos. Ronald explica que o Festival atrai também participantes e interessados que são externos à Fajesu.