Por Bruno Buys
Data de Publicação: 22 de Julho de 2010
O campus da Puc do Rio Grande do Sul hoje amanheceu repleto de um público incomum, aos olhos dos funcionários e alunos da universidade. Jovens com camisas do ubuntu, metallica, firefox, freeBSD, mochilas cheias de bottoms com muitos pinguins, diabinhos e outros mascotes, ocupavam o centro de convenções da universidade e os arredores. As atendentes e profissionais da Office Eventos tentavam orientar a massa humana que se acotovelava pelos corredores tentando se localizar. Os integrantes da Associação do Software Livre - ASL - com walkie-talkies corriam por todos os cantos buscando garantir o andamento do evento em seus primeiros momentos. O Fórum Internacional de Software Livre começou!
Ansiosamente esperado pela comunidade de software livre, o Fisl está em sua 11a edição. Este ano a programação prevê uma infinidade de palestras tanto técnicas quanto mais gerais, sobre cultura e compartilhamento: são 153 palestras divididas em 17 trilhas, o que sem dúvida, terá assuntos para todos os gostos.
O Centro de Convenções da Puc, que é muito grande, fica parecendo menor, com a multidão de gente ansiosa que perambula por lá. Existem também palestas acontecendo em outros prédios da Puc, o que garante a confusão dos funcionários da Puc em vários lugares ao mesmo tempo. Normal. Embora desde ontem o credenciamento esteja em atividade, hoje ainda existe uma boa parcela de confusão no hall principal, nas filas para pegar crachá e pasta.
Se você não está no evento, existem várias maneiras de acompanhá-lo: a tv livre está em tv.softwarelivre.org e a rádio livre está em softwarelivre.org/radio. Além disso, aqui pelo Dicas-L também haverá textos e imagens do evento em tempo (quase) real. E internet afora, é claro, no identi.ca, twitter, google, etc. Bom Fisl para todos!
Ah, e quem quiser vir mas estiver com medo do frio, fique tranquilo. Não está tão frio assim, e o calor humano é grande!