De acordo com as Leis 12.965/2014 e 13.709/2018, que regulam o uso da Internet e o tratamento de dados pessoais no Brasil, ao me inscrever na newsletter do portal DICAS-L, autorizo o envio de notificações por e-mail ou outros meios e declaro estar ciente e concordar com seus Termos de Uso e Política de Privacidade.
Colaboração: Rubens Queiroz de Almeida
Data de Publicação: 26 de março de 2023
WebM é um formato de vídeo desenvolvido pela Google em 2010. O objetivo era criar um formato de vídeo gratuito e de alta qualidade que pudesse ser facilmente reproduzido em navegadores e sistemas operacionais.
O WebM é um formato de contêiner de mídia que pode conter vídeo, áudio e legenda em um único arquivo. O formato utiliza a compressão de vídeo VP8 ou VP9 e a compressão de áudio Vorbis ou Opus. Foi escolhido por ser de alta qualidade e ter um baixo consumo de banda, além de ser um formato de vídeo aberto e livre de royalties.
O Google começou a usar o formato WebM em seus vídeos do YouTube em 2011. Na época, o YouTube estava procurando uma solução de vídeo de alta qualidade e livre de royalties para oferecer suporte a todos os seus usuários.
Desde então, o YouTube continua a suportar o formato WebM e oferece aos usuários a opção de escolher entre diferentes formatos de vídeo ao assistir a um vídeo no site.
Por ser compatível com uma ampla gama de dispositivos e sistemas operacionais e é uma opção de qualidade de vídeo de alta qualidade e livre de royalties, muitos criadores de conteúdo do YouTube têm escolhido o formato WebM para seus vídeos.
Devido a sua grande popularidade e vantagens listadas anteriormente, o suporte ao formato webm é praticamente universal.
Podemos dizer que todos os leitores de vídeo como VLC Media Player, Mplayer, Totem e muitos outros, além de browsers como Firefox, Google Chrome, Brave, oferecem suporte nativo a esse formato.
Também os editores de vídeo como Shotcut (meu favorito), Pitivi, Kdenlive, também podem ler e salvar nesse formato.
Em resumo, o WebM é um formato de vídeo popular por ser aberto, gratuito e de alta qualidade. É altamente compatível com a Web e oferece um bom desempenho em conexões de Internet mais lentas. No Linux, existem muitos aplicativos de reprodução e edição de vídeo que suportam o formato WebM, tornando-o uma escolha popular para criar e compartilhar conteúdo de vídeo.
This policy contains information about your privacy. By posting, you are declaring that you understand this policy:
This policy is subject to change at any time and without notice.
These terms and conditions contain rules about posting comments. By submitting a comment, you are declaring that you agree with these rules:
Failure to comply with these rules may result in being banned from submitting further comments.
These terms and conditions are subject to change at any time and without notice.
Comentários