De acordo com as Leis 12.965/2014 e 13.709/2018, que regulam o uso da Internet e o tratamento de dados pessoais no Brasil, ao me inscrever na newsletter do portal DICAS-L, autorizo o envio de notificações por e-mail ou outros meios e declaro estar ciente e concordar com seus Termos de Uso e Política de Privacidade.

Gerenciamento de software com dpkg

Colaboração: Rubens Queiroz de Almeida

Data de Publicação: 2 de março de 2023

O comando dpkg é uma ferramenta de linha de comando usada em sistemas Debian GNU/Linux e derivados para gerenciamento de pacotes em nível de sistema. Ele permite que os usuários instalem, removam e gerenciem pacotes em um nível mais baixo do que o gerenciador de pacotes apt, que usa o dpkg em segundo plano.

O dpkg trabalha diretamente com arquivos de pacote .deb, que contêm informações sobre o software a ser instalado, bem como scripts para configurar o software durante a instalação e remoção. O dpkg é capaz de instalar pacotes a partir de um arquivo .deb, descompactar e instalar os arquivos contidos nele e configurar o software.

Alguns comandos comuns usados com o dpkg incluem:

Comando Descrição
dpkg -i nome_do_pacote.deb Instala um pacote a partir de um arquivo .deb
dpkg -r nome_do_pacote Remove um pacote instalado.
dpkg -l Lista todos os pacotes instalados no sistema.
dpkg -L nome_do_pacote Lista todos os arquivos instalados pelo pacote.
dpkg -S nome_do_arquivo Descobre a qual pacote um arquivo pertence.

O dpkg é uma ferramenta poderosa, mas é recomendável que os usuários iniciantes usem o gerenciador de pacotes apt, já que o apt gerencia dependências automaticamente e tem um conjunto mais amplo de recursos para gerenciamento de pacotes. No entanto, em algumas situações, o uso direto do dpkg pode ser necessário.

Quando instalamos um pacote com o comando dpkg em sistemas Debian GNU/Linux e derivados, às vezes pode ocorrer um problema de dependências desencontradas. Isso pode acontecer quando o pacote que você está tentando instalar depende de outros pacotes que não estão instalados ou que têm uma versão diferente daquela que é necessária para o pacote que você está tentando instalar.

Felizmente, existem algumas soluções possíveis para resolver esse problema:

A maneira mais rápida de resolver estas dependências é com o comando

$ sudo apt-get -f install

Esse comando faz com que o gerenciador de pacotes apt tente resolver automaticamente as dependências faltantes ou conflitantes de pacotes instalados anteriormente no sistema. Ele verifica todas as dependências de pacotes instalados e tenta instalar as dependências ausentes ou corrigir as que estão com problemas.

O comando apt-get -f install também é capaz de corrigir instalações parciais e pacotes quebrados. Ele tentará concluir a instalação do pacote que está faltando dependências e, em seguida, instalar todas as dependências necessárias.

Portanto, usar o comando apt-get -f install é uma maneira mais simples de resolver problemas de dependências desencontradas em sistemas Debian GNU/Linux e derivados, em vez de tentar resolver manualmente com o comando dpkg ou outras soluções. É sempre recomendável tentar usar o apt-get -f install antes de tentar outras opções de correção de problemas de dependências.

Adicionar comentário

* Campos obrigatórios
5000
Powered by Commentics

Comentários

Nenhum comentário ainda. Seja o primeiro!


Veja a relação completa dos artigos de Rubens Queiroz de Almeida