De acordo com as Leis 12.965/2014 e 13.709/2018, que regulam o uso da Internet e o tratamento de dados pessoais no Brasil, ao me inscrever na newsletter do portal DICAS-L, autorizo o envio de notificações por e-mail ou outros meios e declaro estar ciente e concordar com seus Termos de Uso e Política de Privacidade.

KaiOS - a ressurreição do FirefoxOS e o fim da segregação digital

Colaboração: Alessandro de Oliveira Faria

Data de Publicação: 02 de agosto de 2019

Inclusão digital para países emergentes e um novo mercado. Quase metade dos usuários do planeta (aproximadamente 3 BILHÕES de pessoas) estão sem tecnologia de internet móvel por razões financeiras ou outros motivos.

O KaiOS apresenta uma solução para esta segregação digital e para conectividade básica e um mundo conectado barato e fácil de usar. O pessoal da TCL/Alcatel ressuscitou o sistema FirefoxOS no qual elaborei um artigo em 2012 para a Revista Linux Magazine, como resultado o trabalho resultou no sistema KaiOS, que se tornou uma empresa independente em 2016.

O KaiOS executa aplicativos em HTML5 sem tela touchscreen (não táteis), apresenta um interface otimizada, possui eficiência energética, baixo consumo de memória, o que permite ser executado em equipamentos com 256 Mb vendidos na Indonésia por US$ 7.00.

O objetivo é atingir 150 milhões de vendas em 2019. A KaiStore disponibiliza WhatsApp, YouTube, Facebook e outros apps básicos para o dia-a-dia. Tudo isto graças ao investimento de milhões pela empresa Google em 28 de julho de 2018. Inclusive o Google Assistente está disponível nesta plataforma e permite total conectividade com IoT.

O sistema é voltado para telefones básicos, com teclado físico e telas sem touch. Funciona em modelo econômico como o Nokia 8110 4G, que oferece 17 dias de autonomia. Mas não deixa de disponibilizar atualizações OTA, suporte WiFi 4G/LTE, GPS, NFC além do dual SIM.

O primeiro aparelho lançado para o público mais idoso foi o Alcatel GO Flip em 2017, o seu sucesso despertou interesse da Nokia, Jio e Google. Em 2018 a Nokia lançou o 8110 4G (Banana Phone) com o KaiOS e a Jio fez o mesmo na India. Foi este sucesso que rendeu o investimento da Google, e levou seus serviços para esta plataforma, acontecendo o mesmo com o Facebook, WhatsAPP e outros.

A Multilaser será a segunda empresa brasileira que atuará no mercado Brasileiro. A primeira empresa será a Positivo em parceria com a Google, em julho os equipamentos estarão na prateleira e aumentará o alcance e disponibilidade do Google Assistente. O equipamento apresenta 3G, WiFi, Bluetooth, GPS e GLONASS, rádio FM, bateria de 1.350 mAh e câmera traseira VGA e LED Flash, processador Quad Core de 1,3 GHz e conta com memória RAM de 512MB, armazenamento de 4GB e tela de 2,8" TFT LCD com o preço de R$ 279,00.

O QUE É O KAIOS

O KaiOS é um sistema operacional mobile baseado na web que disponibiliza uma nova classe de celulares modestos, mas com recursos inteligentes. Ele é baseado no B2G (Boot to Gecko), ou seja o sucesso do falecido de descontinuado Firefox OS.

Graças à evolução da tecnologia, a plataforma disponibiliza suporte ao 4G / LTE, GPS e Wi-Fi, aplicativos em HTML5 e uma grande vida útil da bateria para os dispositivos sem touchscreen. Ele tem uma interface de usuário otimizada para telefones modestos, exige pouca memória e apresenta uma grande eficiência energética (consome menos energia comparado aos outros sistemas operacionais). A tecnologia conta com o KaiStore, que permite aos usuários fazer o download de aplicativos em categorias como redes sociais, jogos, navegação e vídeo por streaming.

KaiOS é baseado no projeto original do Mozilla. Existem pessoas da equipe original da Mozilla no departamento de engenharia e UX. Mas o KaiOS apresenta uma tecnologia muito robusta e expandido comparado ao Firefox OS original. Imagine o KaiOS como primo distante, não irmão nem filhos pois existem uma grande evolução.

O KaiOS é uma plataforma online de padrão aberto que proporciona o controle completo dos aplicativos, muito similar ao funcionamento de um navegador. Conta também com todos os recursos do aparelho, como mensagens, chamadas, buscas online e jogos que serão desenvolvidos em HTML5 e executados por meio do navegador. E claro, funciona mesmo sem acesso à Internet. A tecnologia muda conceitos e paradigmas, pois atualmente a melhor maneira de navegar na Internet com um dispositivo móvel é através de aplicativos, portanto, teremos Internet no bolso de todos.

O B2G começa no GONK, baseado no kernel Linux, com modificações do Android para suportar os dispositivos móveis baseados na arquitetura ARM. No lugar dos daemons/serviços entram em ação um runtime denominado Gecko.

O Gaia é no contexto de alto nível o componente de renderização HTML (ou seja, nada de aplicativos nativos). A utilização de Web APIs garante a inclusão de padrões de APIs JavaScript para o acesso a recursos dos dispositivos móveis, como GPS, acelerômetro, SMS e câmera e a tecnologia NFC (WebNFC).

A seguir o raio-X dos primeiros modelos disponíveis no Brasil:

  • Positivo P7OS
  • Sistema Operacional: KaiOS 2.5
  • Chipset: Unisoc SC7731EF
  • Processador: Quad Core 1.3 GHz
  • Memória: 512MB of RAM and 4GB of storage
  • Tela: 2.8" TFT WVGA (320×240)
  • Câmera: Rear VGA | LED Flash
  • Bateria: 1,350 mAh, Li-Ion, bateria removível
  • Aplicações e funcionalidades: WhatsApp, Facebook, Google Assistente e outros aplicativos disponível para download na KaiStore. Outros recursos inclusos como Musica, Flashl, Calculadora, GPS Videos, GLONASS e FM Radio
  • Dimensão: 106 g | 135x59x13 mm (com bateria)
  • Multilaser ZAPP
  • Sistema Operacional: KaiOS 2.5
  • Chipset: Unisoc SC7731EF
  • Processador: Quad Core 1.3 GHz
  • Memória: 256MB of RAM and 512MB of storage
  • Tela: 2.4" QVGA (320×240)
  • Câmera: Rear VGA | LED Flash
  • Bateria: 1,200mAh, Li-Ion, bateria removível
  • Aplicativos e funcionalidades: WhatsApp, Facebook, Google Assistente e outros aplicativos disponível para download na KaiStore. Outros recursos inclusos como Musica, Flashl, Calculadora, GPS Videos, GLONASS e FM Radio
  • Dimensão:
  • 105 g | 123.8*51.2*13.6 mm (com bateria)

DESENVOLVENDO O HELLO WORLD!

Primeiramente efetue o download do emulador que permite a execução de aplicativos Gaia e Web em no ambiente Gecko, bem semelhante a um dispositivo real.

O emulador não simula um hardware, então por consequência não é eficaz para testes de todas APIs. Sendo assim aconselho um hardware real para testes eficazes, mas em contra-partida pode ser útil durante o desenvolvimento de seu aplicativo ou ao trabalhar na interface do usuário.

A seguir o link e instruções de download, instalação e execução:

$ wget https://s3.amazonaws.com/kaicloudsimulatordl/developer-portal/simulator/Kaiosrt_ubuntu.tar.bz2
$ tar -axvf Kaiosrt_ubuntu.tar.bz2
$ cd kaiosrt
$ ./kaiosrt

Se tudo estiver funcionando corretamente, teremos a tela a seguir:

Após aparecer a interface do emulador, clique na opção New App, conforme a ilustração abaixo:

Agora, preencha o nome do projeto conforme solicitado na janela de diálogo:

Neste momento o emulador já efetuou o deploy e o novo App já esta presente no sistema:

Agora entre em Settings, clicando no botão OK no teclado virtual, e visualize o novo ícone conforme a imagem abaixo:

Agora clique em ok para executar sua primeira APP Gaia em funcionamento:

A seguir um vídeo demonstrativo e sua respectiva funcionalidade.

Alessandro de Oliveira Faria é pesquisador, Palestrante, Sócio-fundador da empresa OITI TECNOLOGIA fundada em Junho de 1996, empresa especializada em desenvolvimento de soluções com a tecnologia de Reconhecimento Facial, Consultor Biométrico, Experiência em Realidade Aumentada, Visão Computacional (opencv), Neuro-tecnologia, Redes Neurais e Programação multi-nuclear com CPU e GPU, atua na área de tecnologia desde 1986, leva o Linux a sério desde 1998, membro da comunidade Viva O Linux com mais de 50 palestras e 100 artigos publicados, mantenedor da biblioteca open-source de vídeo captura, Embaixador, openSUSE Member e Intel Innovator.

Adicionar comentário

* Campos obrigatórios
5000
Powered by Commentics

Comentários

Nenhum comentário ainda. Seja o primeiro!


Veja a relação completa dos artigos de Alessandro de Oliveira Faria