De acordo com as Leis 12.965/2014 e 13.709/2018, que regulam o uso da Internet e o tratamento de dados pessoais no Brasil, ao me inscrever na newsletter do portal DICAS-L, autorizo o envio de notificações por e-mail ou outros meios e declaro estar ciente e concordar com seus Termos de Uso e Política de Privacidade.


Comparando decimais no PHP - a GRANDE pegadinha

Colaboração: André Milani

Data de Publicação: 13 de abril de 2017

Nesta publicação eu vou falar sobre algo que a maioria dos programadores PHP desconhecem ao comparar números decimais, e que pode acabar trazendo uma grande dor de cabeça pra você.

Se você anda comparando números decimais no PHP sem utilizar o comando round, você pode estar passando por sérios apuros! Isso ocorre pois muitos programadores não conhecem a fundo como o PHP lida com este tipo de número e não sabem dos problemas que podem ser causados por falta do uso do comando round. Mas calma, não se preocupe, eu vou explicar para você neste artigo, onde vou abordar duas dicas muito legais sobre PHP. Observe este exemplo:

  <?php
  
     $varA = 0.25;
     $varB = 1 - 0.75; // 0.25
  
     if($varA == $varB)
     {
         $resultadoConta1 = 'valores iguais';
     }
     else
     {
         $resultadoConta1 = 'valores diferentes';
     }
  
     echo 'Conta #1 - Comparando '.$varA.' e '.$varB.': '.$resultadoConta1.'< br>';
     // Conta #1 - Comparando 0.25 e 0.25: valores iguais
  ?>

Até aqui tudo bem, certo? A variável $varA foi inicializada com o número 0.25 e a variável $varB foi inicializada com o resultado de 1 - 0.75, que é 0.25. A comparação é realizada e é impresso na tela que os valores são iguais.

Agora vamos observar o mesmo código PHP, porém com outros números de exemplo, mas que também deveriam ser iguais, como por exemplo $varA sendo inicializada com 0.23 e $varB inicializada com 1 - 0.77, que é 0.23:

  <?php
  
     $varA = 0.23;
     $varB = 1 - 0.77; // 0.23
  
     if($varA == $varB)
     {
         $resultadoConta2 = 'valores iguais';
     }
     else
     {
         $resultadoConta2 = 'valores diferentes';
     }
  
     echo 'Conta #2 - Comparando '.$varA.' e '.$varB.': '.$resultadoConta2.'< br>';
     // Conta #2 - Comparando 0.23 e 0.23: valores diferentes
  ?>

Pois é. Se você executou este código você pôde comprovar na prática que o PHP, neste caso, imprimirá na tela que os valores 0.23 e 0.23 são diferentes, mesmo sendo iguais aos nossos olhos.

Isso ocorre porque, internamente, o PHP não arredonda automaticamente as casas decimais em suas operações matemáticas, e se isso for somado ao fato dos processadores dos computadores apresentarem pontos flutuantes em algumas operações, certamente essa flutuação (ou variação, se preferir) aparecerá em algum momento se não for corrigida.

O lado bom de conhecer como as coisas funcionam internamente é que você pode solucionar eventuais problemas como este, e fazer isso no PHP é muito fácil: basta forçar o arredondamento das casas decimais, baseado no número de casas que você estiver trabalhando, por meio do comando round.

A sintaxe do comando round é muito simples: round($valor, $precisao), onde o parâmetro $valor deve ser o seu número decimal, e $precisao o número de casas para o arredondamento. Pronto, com isso o próprio PHP arredonda os números, eliminando a flutuação indesejada. Veja como este mesmo código pode ser corrigido, mesmo com os valores que apresentaram problemas:

  <?php
  
     $varA = round(0.23, 2);
     $varB = round(1 - 0.77, 2); // 0.23
  
     if($varA == $varB)
     {
         $resultadoConta3 = 'valores iguais';
     }
     else
     {
         $resultadoConta3 = 'valores diferentes';
     }
  
     echo 'Conta #3 - Comparando '.$varA.' e '.$varB.': '.$resultadoConta3.'< br>';
     // Conta #3 - Comparando 0.23 e 0.23: valores iguais
  ?>

Se você gostou dessa dica e tem interesse em aprender a programar em PHP, quero lhe fazer um convite: já estão abertas a inscrições para o PHP Academy, o maior evento online e gratuito de PHP do Brasil, realizado pela Softblue. Este evento é totalmente dedicado ao ensino do PHP para quem quer começar a trabalhar com essa. Inscreva-se GRAUITAMENTE agora mesmo clicando aqui.

Adicionar comentário

* Campos obrigatórios
5000
Powered by Commentics

Comentários

Nenhum comentário ainda. Seja o primeiro!


Veja a relação completa dos artigos de André Milani