De acordo com as Leis 12.965/2014 e 13.709/2018, que regulam o uso da Internet e o tratamento de dados pessoais no Brasil, ao me inscrever na newsletter do portal DICAS-L, autorizo o envio de notificações por e-mail ou outros meios e declaro estar ciente e concordar com seus Termos de Uso e Política de Privacidade.

Como usar os fontes de texto disponibilizados pelo Google

Colaboração: Rubens Queiroz de Almeida

Data de Publicação: 28 de março de 2017

Na dica do dia 27 de março de 2017, foi demonstrado como obter informação sobre as fontes de texto utilizadas em um portal web.

Eu utilizei como exemplo a Dicas-L, que usa um dos fontes disponibilizado gratuitamente pelo Google, o OpenSans.

O Google disponibiliza (em 27/03/2017), 818 fontes de texto, que podem ser usados gratuitamente, sem restrições.

Para escolher uma fonte, visite o Portal do Google e veja as opções disponíveis.

Para facilitar a escolha, você pode escolher fontes sem serifa, serifados, fontes caligráficos ou monoespaçados. Você pode também selecionar os fontes que estão sendo mais utilizados no momento (trending).

Uma vez escolhido o fonte desejado, basta clicar no link situado no canto superior direito com o texto Select this font.

Em seguida, é exibida uma página com as instruções para o uso do fonte, através da inserção de uma diretiva no cabeçalho (header) de suas páginas direcionando para o download do fonte no portal do Google, e também como fazer a definição no CSS de suas páginas:

Nota:

  • Serifa: Na tipografia, as serifas são os pequenos traços e prolongamentos que ocorrem no fim das hastes das letras. As famílias tipográficas sem serifas são conhecidas como sans-serif (do francês "sem serifa"), também chamadas grotescas (de francês grotesque ou do alemão grotesk). A classificação dos tipos em serifados e não-serifados é considerado o principal sistema de diferenciação de letras. (Fonte: Wikipedia

Adicionar comentário

* Campos obrigatórios
5000
Powered by Commentics

Comentários

Nenhum comentário ainda. Seja o primeiro!


Veja a relação completa dos artigos de Rubens Queiroz de Almeida