De acordo com as Leis 12.965/2014 e 13.709/2018, que regulam o uso da Internet e o tratamento de dados pessoais no Brasil, ao me inscrever na newsletter do portal DICAS-L, autorizo o envio de notificações por e-mail ou outros meios e declaro estar ciente e concordar com seus Termos de Uso e Política de Privacidade.
Colaboração: Rubens Queiroz de Almeida
Data de Publicação: 19 de dezembro de 2016
As inscrições para o curso Programação Shell Linux ainda estão abertas, mas o brinde para os 20 primeiros matriculados, uma vaga no curso Linux: Dicas e Truques já está quase no fim. Na verdade você se inscreve em um curso e ganha mais três: Expressões Regulares, Workshop sobre Programação Shell Linux e Linux: Dicas e Truques. Ainda dá tempo 😊
»»» Saiba mais
O seu fiel disco externo, depois de muitos anos de trabalho, começa a apresentar problemas, ou pior, um belo dia você não mais consegue acessá-lo. Mas ainda existem dados importantes nele, e não existe uma outra cópia. O que fazer?
O programa safecopy foi feito exatamente com esta finalidade, recuperar dados de um dispositivo que esteja com problemas de leitura e gravação.
O programa tenta obter o máximo de dados que conseguir, chegando até mesmo a fazer uso de recursos de hardware específicos do dispositivo com operações de baixo nível, quando for possível.
Ele opera identificando as áreas problemáticas ou danificadas do dispositivo, ignorando-os e prosseguindo a leitura após estas regiões. A área correspondente no arquivo destino é ignorada ou então preenchida deliberadamente com um padrão reconhecível para que se possa identificar os arquivos afetados pelo dispositivo com problemas.
É utilizado um algoritimo incremental para identificar o início e fim exato das áreas problemáticas. Pode-se especificar ao programa que realize múltiplas passagens, primeiramente para recuperar o máximo possível de dados com o mínimo de dano ao dispositivo, e então para tentar recuperar algum dado com tentativas de leitura mais agressivas.
O uso deste tipo de ferramenta é algo bastante delicado, visto que o dado
a ser recuperado pode ser vital à sobrevivência de uma empresa ou mesmo
representar meses ou anos de trabalho. É essencial que a documentação
do programa (man safecopy
) seja lida com muita atenção para evitar
dissabores ou piorar a situação.
Alguns exemplos:
$ safecopy /caminho/para/arquivo-danificado ~/arquivo_salvo
$ safecopy /dev/device ~/diskimage
$ safecopy source dest -f 1* -R 8 -Z 2
$ safecopy source dest -f 1* -r 1 -R 8 -Z 2
$ safecopy source dest -f 10% -R 0 -Z 0
$ safecopy source dest -f 10% -R 0 -Z 0 -o badblockfile $ safecopy source dest -f 1* -R 8 -Z 2 -I badblockfilePara instalar o programa safecopy em sistemas Debian GNU/Linux e derivados, digite:
$ apt-get install safecopy
Referências: Esta dica foi redigida a partir da documentação do programa safecopy (man safecopy).
This policy contains information about your privacy. By posting, you are declaring that you understand this policy:
This policy is subject to change at any time and without notice.
These terms and conditions contain rules about posting comments. By submitting a comment, you are declaring that you agree with these rules:
Failure to comply with these rules may result in being banned from submitting further comments.
These terms and conditions are subject to change at any time and without notice.
Comentários