De acordo com as Leis 12.965/2014 e 13.709/2018, que regulam o uso da Internet e o tratamento de dados pessoais no Brasil, ao me inscrever na newsletter do portal DICAS-L, autorizo o envio de notificações por e-mail ou outros meios e declaro estar ciente e concordar com seus Termos de Uso e Política de Privacidade.

Reescrevendo o subject de mensagens enviados pelo Postfix

Colaboração: Paulo Henrique Rodrigues Pinheiro

Data de Publicação: 13 de dezembro de 2016

Você tem ou administra muitas máquinas espalhadas por aí, que te enviam várias mensagens de usuários root? Precisa de uma forma para visualmente identificar o que e de quem?

Soluções

Você pode criar pastas para cada máquina ou cliente e filtros para separar tudo. Mas eu tenho um problema com isso. Mensagens em outras pastas que não a INBOX são coisas que algum dia eu lerei, talvez.

Por isso prefiro tê-las, digamos assim, etiquetadas. Bato o olho e apago tão logo as leia. Ou se for algum problema, já posso resolver.

Etiquetando

Eu costumo usar algum serviço de envio, para tirar essa responsabilidade de meus servidores. Serviços como Mailgun ou Sendgrid, cujas contas grátis são mais que suficientes para pequenos servidores, são excelentes opções.

Presumo e aconselho que você tenha o Postfix instalado em sua máquina, apenas para o envio de e-mail locais através de algum relay.

Se você quiser que suas mensagens do servidor db do seu cliente oracle sejam etiquetadas com [db@oracle], crie uma regra com essa REGEXP e salve no arquivo /etc/postfix/header_checks:

  /^Subject: (.*?)$/ REPLACE Subject: [db@oracle] $1

Então, no arquivo /etc/postfix/main.cf informe que faremos algumas manipulações, adicionando essa linha:

  header_checks=regexp:/etc/postfix/header_checks

Tasca um:

  postfix reload

E tá tudo certo.

Uma mensagem que seja enviada com o assunto ASSUNTO, chegará a você com o assunto [db@oracle] ASSUNTO em sua caixa postal.

Blog do autor

Adicionar comentário

* Campos obrigatórios
5000
Powered by Commentics

Comentários

Nenhum comentário ainda. Seja o primeiro!


Veja a relação completa dos artigos de Paulo Henrique Rodrigues Pinheiro