De acordo com as Leis 12.965/2014 e 13.709/2018, que regulam o uso da Internet e o tratamento de dados pessoais no Brasil, ao me inscrever na newsletter do portal DICAS-L, autorizo o envio de notificações por e-mail ou outros meios e declaro estar ciente e concordar com seus Termos de Uso e Política de Privacidade.
Colaboração: Rubens Queiroz de Almeida
Data de Publicação: 01 de dezembro de 2016
Ao executar comandos como o superusuário, é sempre bom ter cuidado, pois na velha filosofia do Unix, as pessoas sabem o que estão fazendo. Então, se você decidir apagar o sistema inteiro (muita gente já fez isto por engano), o sistema irá lhe obedecer cegamente.
É sempre bom termos consciência de quando estamos na pele do usuário root. Uma simples função pode servir para nos alertar com mais vigor sobre isto.
function setprompt { local BLUE='\[$(tput setaf 4)\]' local RED='\[$(tput setaf 1)\]' local RESET='\[$(tput sgr0)\]' # Se 'id -u' retornar 0, você tem # privilégios de superusuário if [ `id -u` = 0 ] then PS1="$RED[\u@\h:\W]$RESET " else PS1="$BLUE[\u@\h:\W]$RESET " fi } setprompt
Esta função e sua invocação devem ser inseridas no arquivo /etc/bashrc
.
Sempre que nos tornarmos o usuário root, o prompt ficará vermelho, que é a
convenção mundial para atenção.
Esta função foi retirada do excelente livro Linux Timesaving Techniques for Dummies, página 28.
This policy contains information about your privacy. By posting, you are declaring that you understand this policy:
This policy is subject to change at any time and without notice.
These terms and conditions contain rules about posting comments. By submitting a comment, you are declaring that you agree with these rules:
Failure to comply with these rules may result in being banned from submitting further comments.
These terms and conditions are subject to change at any time and without notice.
Comentários