De acordo com as Leis 12.965/2014 e 13.709/2018, que regulam o uso da Internet e o tratamento de dados pessoais no Brasil, ao me inscrever na newsletter do portal DICAS-L, autorizo o envio de notificações por e-mail ou outros meios e declaro estar ciente e concordar com seus Termos de Uso e Política de Privacidade.
Colaboração: Diego Boot
Data de Publicação: 28 de novembro de 2016
Apesar do título WebTorrent Desktop, o WebTorrent é uma aplicação multiplataforma para o tanto para o browser quanto desktop, disponível para Linux, Mac OS e Windows. A aplicação é completamente escrita em JavaScript, a linguagem da web, e usa WebRTC para o transferência peer-to-peer, sempre que possível. O programa não exige instalação de plugins para o navegador ou extensões.
O programa usa padrões web abertos. O WebTorrent conecta os usuários do site em conjunto para formar uma rede distribuída e descentralizada browser-to-browser para uma transferência de arquivos eficiente.
Para quem estiver com pressa de experimentar o Webtorrent pode fazê-lo através do site instant.io. Basicamente o utilizador só tem de arrastar para a página o conteúdo que pretende compartilhar e passar o link, Magnet URI ou .torrent a quem o pretender fazer o download ou descarregar se preferir. Sendo um cliente que funciona através da Web, os utilizadores podem facilmente embutir o código numa webpage. Veja aqui como fazer. Ao arrastar o conteúdo a partilhar para a página é de imediato criado o torrent.
Imagine um site de vídeos como o YouTube, onde os visitantes podem ajudar a hospedar o conteúdo desse site. Quanto mais as pessoas que usarem um site movido a WebTorrent, mais rápido e mais resistente ele se torna.
A comunicação browser-to-browser elimina o middle-man permitindo que as pessoas se comuniquem com seus próprios termos. Não mais de cliente/servidor, apenas uma rede de parceiros , todos iguais. O WebTorrent é o primeiro passo na jornada para que se decentralize a Web.
Um dos pontos mais interessantes do WebTorrent é a entrega peer-assisted. projetos sem fins lucrativos como a Wikipedia e o Internet Archive ajudam a reduzir largura de banda e custos de hospedagem, permitindo que o projeto continue estável para os visitantes. O Conteúdo popular é disponibilizado via browser-to-browser, de forma rápida e barata. Vale ressaltar que o conteúdo raramente é acessado de forma confiável através de HTTP a partir do servidor de origem.
Apesar do WebTorrent ser um projeto relativamente novo, ele já está sendo usado em formas legais em diversos projetos na web:
Assista ao vídeo |
✍ Inscreva-se Subscrible
📄 comente 👍 curta 🔄 compartilhe!
📄 comment 👍 enjoy 🔄 share this!
This policy contains information about your privacy. By posting, you are declaring that you understand this policy:
This policy is subject to change at any time and without notice.
These terms and conditions contain rules about posting comments. By submitting a comment, you are declaring that you agree with these rules:
Failure to comply with these rules may result in being banned from submitting further comments.
These terms and conditions are subject to change at any time and without notice.
Comentários