De acordo com as Leis 12.965/2014 e 13.709/2018, que regulam o uso da Internet e o tratamento de dados pessoais no Brasil, ao me inscrever na newsletter do portal DICAS-L, autorizo o envio de notificações por e-mail ou outros meios e declaro estar ciente e concordar com seus Termos de Uso e Política de Privacidade.

fstrim - liberação de blocos não usados em uma partição montada

Colaboração: Rubens Queiroz de Almeida

Data de Publicação: 09 de setembro de 2016

O comando fstrim é usado em uma partição montada para descartar blocos que não estejam em uso. Por padrão, o comando fstrim irá descartar todos os blocos que não estiverem em uso em uma partição.

Sintaxe: fstrim [-a] [-o offset] [-l length] [-m minimum-size] [-v] mountpoint

Por meio das opções aceitas pelo programa, este comportamento pode ser modificado, baseando no tamanho ou em uma faixa de dados.

Executar o comando fstrim frequentemente, ou mesmo usar o comando mount -o discard pode afetar negativamente a vida de dispositivos SSD de qualidade inferior. Para a maior parte dos sistemas de uso pessoal e mesmo servidores, é suficiente executar este comando apenas uma vez por semana. Observe que nem todos os dispositivos suportam comandos trim enfileirados, então cada comando pode acarretar perda de desempenho em qualquer outro processo que esteja tentando acessar o disco naquele momento.

O padrão em sistemas LinuxMint é executar o comando uma vez por semana. Isto é feito por meio do cron, que executa semanalmente o comando /etc/cron.weekly/fstrim. O arquivo fstrim tem o seguinte conteúdo:

#!/bin/sh
# trim all mounted file systems which support it
/sbin/fstrim --all || true

Executando o comando manualmente temos:

$ fstrim -v --all
/: 0 B (0 bytes) trimmed

Esta dica foi baseada em grande parte na documentação do comando fstrim (man fstrim).

Meus agradecimentos ao leitor Sílvio Bandeira, que apontou o problema da execução frequente do comando fstrim, como divulgado na dica do dia 7 de setembro de 2016.

Adicionar comentário

* Campos obrigatórios
5000
Powered by Commentics

Comentários

Nenhum comentário ainda. Seja o primeiro!


Veja a relação completa dos artigos de Rubens Queiroz de Almeida