De acordo com as Leis 12.965/2014 e 13.709/2018, que regulam o uso da Internet e o tratamento de dados pessoais no Brasil, ao me inscrever na newsletter do portal DICAS-L, autorizo o envio de notificações por e-mail ou outros meios e declaro estar ciente e concordar com seus Termos de Uso e Política de Privacidade.

Como salvei meu ipod shuffle do afogamento

Colaboração: Rubens Queiroz de Almeida

Data de Publicação: 30 de junho de 2016

Eu tenho por hábito caminhar todos os dias depois que chego do trabalho. Durante esta caminhada eu costumo ouvir podcasts de notícias que baixo da Internet ao final do dia.

O aparelhinho é fantástico, simples, resistente, tenho um há vários anos e nunca deu problema.

Alguns dias atrás, fui lavar algumas roupas, e depois de uma hora de lavagem na máquina, ao retirar a roupa, constato apavorado que o meu ipod shuffle ficou uma hora batendo na máquina, passando por vários ciclos de lavagem e centrifugação.

Perdi o aparelho, pensei. Meu filho então sugeriu embebermos o aparelho em álcool isopropílico para expulsar a água do aparelho. E deu certo, o aparelhinho voltou a funcionar de forma impecável.

O álcool isopropílico é comumente utilizado para limpar componentes eletrônicos. Tem pouquíssima quantidade de água e absorve pouca água do ambiente. Remove as moléculas de água ligando-se a elas por meio de pontes de hidrogênio.

Pesquisando um pouco mais na Internet você consegue localizar diversos artigos ensinando como recuperar, com o uso de álcool isopropílico, celulares e outros eletrônicos que cairam na água ou foram expostos a humidade excessiva.

IMPORTANTE: O álcool isopropílico é um produto inflamável e é preciso tomar cuidado quanto a sua ingestão acidental ou uso prolongado. Vapores inflamáveis podem ser liberados e, quando inalados, atuam como depressores do sistema nervoso, podendo causar irritação das vias respiratórias, náuseas, dor de cabeça, tontura, vertigem, confusão, falta de coordenação, inconsciência e até mesmo coma. Recomenda-se o uso de luvas de PVC ao manusear este produto.

Veja também

Adicionar comentário

* Campos obrigatórios
5000
Powered by Commentics

Comentários

Nenhum comentário ainda. Seja o primeiro!


Veja a relação completa dos artigos de Rubens Queiroz de Almeida