De acordo com as Leis 12.965/2014 e 13.709/2018, que regulam o uso da Internet e o tratamento de dados pessoais no Brasil, ao me inscrever na newsletter do portal DICAS-L, autorizo o envio de notificações por e-mail ou outros meios e declaro estar ciente e concordar com seus Termos de Uso e Política de Privacidade.
Colaboração: Diego Boot
Data de Publicação: 13 de abril de 2016
O Vivaldi é a web construída com a web, existem vários recursos muito bacanas e você pode ficar viciado no Vivaldi. o browser é multiplataforma e conta com uma boa parte dos recursos do Chromium trazendo uma belo visual.
O Vivaldi é um navegador de internet de código aberto baseado no Chromium, ele é construído com tecnologias modernas da web, utilizando JavaScript e React para criar a interface com a ajuda do Node.js e uma longa lista de módulos NPM. Criado pelo fundador Jon Stephenson do Opera. O programa possui ainda suporte para extensões do Chrome, o que lhe torna uma opção a ser considerada na hora de escolher um navegador web.
Com as configurações de personalização o navegador deixa você fazer as coisas do seu jeito se adaptando a você, não o contrário, ele conta com comandos rápidos permitindo pesquisar as guias abertas, marcadores, histórico, configurações e mais com um só atalho de teclado. É possível deixar um grupo de várias guias em uma só, basta arrastar uma guia sobre a outra para começar a empilhar.
Outro recurso muito bacana é a de criar notas em qualquer lugar por inde você navega, é possível além de adicionar capturas de tela das páginas enquanto navega, salvar anexos e adicionar URL s para organizá-las e encontrá-las mais tarde.
Assista ao vídeo |
As cores da interface do Vivaldi se adaptam conforme você navega na web, como um camaleão se adapta ao seu ambiente. Uma interface limpa e moderna complementa o conteúdo da página. O Facebook deixa o navegador Azul, o YouTube deixa vermelho mas apenas se você quiser.
Diga adeus à navegação pela página com a tecla tab. Você pode mover em cada eixo com as teclas de direção. Chegue a qualquer lugar na página mais rápido usando seu teclado.
Quantos marcadores você tem no seu navegador? 56, 225 ou 1056? Se você usa muito os marcadores você veio ao lugar certo! Com o gerenciador de marcadores do Vivaldi você pode organizar e acessar seus marcadores de forma eficiente. Você pode definir suas próprias palavras-chave e apelidos para acessá-los rapidamente.
Painéis Web lhe permite ter websites inteiros como painéis na lateral do Vivaldi. Leia notícias, navegue em redes sociais, fale com seus amigos e muito mais enquanto usa a janela principal separadamente. Só um botão-de-chefe poderia ser melhor no seu navegador.
Para instalar o programa, o site do Vivaldi oferece pacotes RPM e DEB das últimas versões, e por isso, a instalação do navegador não deve ser difícil. Resumidamente, basta fazer o download do pacote rpm ou deb da arquitetura do seu sistema (i386/i686, para sistemas de 32 bits, e AMD64/x86_64, para sistemas de 64 bits) e instalar o pacote através do gerenciador de pacotes padrão (dpkg ou rpm).
Para instalar o navegador Vivaldi no Linux Ubuntu, Debian ou sistemas com suporte a pacotes DEB, faça o seguinte:
# Abra um terminal # Confira se o seu sistema é de 32 bits ou 64 bits uname -m # Se seu sistema é de 32 bits, use o comando abaixo para baixar o programa. # Se o link estiver desatualizado, acesse essa página de download no site oficial [vivaldi.com] wget https://vivaldi.com/download/snapshot/vivaldi-snapshot_1.0.435.29-1_i386.deb -O vivaldi.deb # Se seu sistema é de 64 bits, use o comando abaixo para baixar o programa # Se o link estiver desatualizado, acesse essa página de download no site oficial [vivaldi.com] wget https://vivaldi.com/download/snapshot/vivaldi-snapshot_1.0.435.29-1_amd64.deb -O vivaldi.deb # Agora instale o programa sudo dpkg -i vivaldi.deb # Caso seja necessário, instale as dependências do programa sudo apt-get install -f # De for necessário, desinstale o programa sudo apt-get remove vivaldi*
Para instalar o navegador Vivaldi no Linux Fedora e sistemas com suporte a pacotes RPM, faça o seguinte:
# Abra um terminal; # Confira se o seu sistema é de 32 bits ou 64 bits uname -m # Se seu sistema é de 32 bits, use o comando abaixo para baixar o programa. # Se o link estiver desatualizado, acesse essa página de download no site oficial [vivaldi.com] wget https://vivaldi.com/download/snapshot/vivaldi-snapshot-1.0.435.29-1.i386.rpm -O vivaldi.rpm # Se seu sistema é de 64 bits, use o comando abaixo para baixar o programa # Se o link estiver desatualizado, acesse essa página de download no site oficial [vivaldi.com] wget https://vivaldi.com/download/snapshot/vivaldi-snapshot-1.0.435.29-1.x86_64.rpm -O vivaldi.rpm # Instalação para Fedora, RedHat e seus derivados sudo yum localinstall vivaldi.rpm ou sudo dnf install vivaldi.rpm # Instalação para openSUSE ou um de seus derivados sudo zypper install vivaldi.rpm # Instalação para OpenMandriva, Mageia e seus derivados sudo urpmi vivaldi.rpm # Instalação para QUALQUER DISTRO que suporte RPM sudo rpm -i vivaldi.rpm # Se depois você precisar desinstalar o programa sudo rpm -e vivaldi*
Contato: <tavernalinux (a) gmail com>
This policy contains information about your privacy. By posting, you are declaring that you understand this policy:
This policy is subject to change at any time and without notice.
These terms and conditions contain rules about posting comments. By submitting a comment, you are declaring that you agree with these rules:
Failure to comply with these rules may result in being banned from submitting further comments.
These terms and conditions are subject to change at any time and without notice.
Comentários