De acordo com as Leis 12.965/2014 e 13.709/2018, que regulam o uso da Internet e o tratamento de dados pessoais no Brasil, ao me inscrever na newsletter do portal DICAS-L, autorizo o envio de notificações por e-mail ou outros meios e declaro estar ciente e concordar com seus Termos de Uso e Política de Privacidade.
Colaboração: Thiago Mendonça
Data de Publicação: 29 de dezembro de 2015
Então chegamos ao fim do ano de 2015.
Como foi o ano de vocês? O meu foi bem bacana.
Hoje eu quero falar com vocês mais um pouquinho sobre redes sociais, vamos lá?
Eu estou correndo um risco de datar esse post de forma a não aproveitá-lo por mais um ano, mas não importa, o que vale é passar a ideia.
Nesse período do ano, meio de dezembro pra lá, se voltarmos no tempo uns 7 anos, podemos nos lembrar que nos dias 24, 25, 31 de dezembro e 1º de janeiro, as linhas telefônicas eram congestionadíssimas, telefonar para parentes pra desejar um feliz ano novo durante a virada de ano era uma tarefa hercúlea, muitas vezes as ligações nem completavam, as vezes caíamos na famigerada linha cruzada trocas de SMS custavam o peso do celular em ouro, e nesses dias a entrega das mensagens demorava se não horas, mais de dia Tempos antigos esses, não é mesmo? Hoje em dia é só abrir o zap e mandar uma mensagem de voz que, se a pessoa não estiver em local com 3G ou WI-FI na hora, assim que ela chegar, recebe as felicitações e responde. MARAVILHOSO!!! Ehr eu concordo em partes.
Eu concordo que a instantaniabilidade da comunicação hoje é maravilhosa, quase divina se não fosse tecnológica. Porém, me preocupam os meios usados. Sim, vou tentar mais uma vez argumentar contra o uso de ferramentas mainstream.
Eu já argumentei antes que o Facebook não é uma ferramenta social justa, uma vez que ela te usa como mercadoria e não como usuário. Hoje eu quero tentar te fazer pensar se realmente as opções corporativistas (like facebook, whatsapp, instagram e etc.) são realmente as melhores opções no mercado. Para isso eu quero citar 2 alternativas a serviços mainstream que possuem diferentes niveis de mergulho e são muito bacanas. O formato que vou apresentar será:
Ferramenta (Alternativa livre ao: Ferramenta MainStream)
Texto Descritivo
Ok?
So, here we go!!!
Eu já falei bastante sobre a Diaspora no link ali em cima, mas vamos mais uma vez falar sobre as vantagens dela:
Antes de começar propriamente a falar do Actor, um breve disclaimer do porque buscar uma alternativa ao Telegram. Embora o mesmo possua clientes Open Source e/ou Livres, o Telegram NÃO LIBERA O CÓDIGO DO SERVIDOR, se o servidor é proprietário, é tão seguro quanto o whatsapp você tem de confiar cegamente que eles estão tomando conta dos seus dados e te respeitando como usuário sem garantia alguma.
E hoje são essas duas alternativas não corporativistas (e sim, o Actor tem uma versão corporativa, o não corporativista que estou usando aqui é no sentido de não te olhar, enquanto usuário, como uma grande corporação como Google, Apple, Facebook e Microsoft te olham, como um número) que eu quero passar para vocês. Neste final de ano, quando você estiver buscando formas de se comunicar com seus familiares e queridos, não deixe de levar em consideração formas que te respeitem como usuário. E quando você se deparar com a questão de que ninguém usa , pense assim: Hoje ninguém usar é um empecilho pra mim, amanhã, quando eu convidar alguém, esse não será um empecilho pra essa pessoa.
Mudar é sempre complexo, afinal, anos e anos usando os mesmos apps, as mesmas redes sociais, não é algo que se perde assim, do nada. Só que, se a mudança é algo que vai te trazer o benefício do respeito e da liberdade(do software para com você), a mudança pode ser uma boa saída.
Fala pra mim, vamos fazer uma mudança?
O trabalho Social pessoal vs Social corporativista de Thiago Faria Mendonça está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
This policy contains information about your privacy. By posting, you are declaring that you understand this policy:
This policy is subject to change at any time and without notice.
These terms and conditions contain rules about posting comments. By submitting a comment, you are declaring that you agree with these rules:
Failure to comply with these rules may result in being banned from submitting further comments.
These terms and conditions are subject to change at any time and without notice.
Comentários