De acordo com as Leis 12.965/2014 e 13.709/2018, que regulam o uso da Internet e o tratamento de dados pessoais no Brasil, ao me inscrever na newsletter do portal DICAS-L, autorizo o envio de notificações por e-mail ou outros meios e declaro estar ciente e concordar com seus Termos de Uso e Política de Privacidade.

Segurança de pendrives USB criptografados

Colaboração: Rubens Queiroz de Almeida

Data de Publicação: 17 de junho de 2015

Pendrives USB são ao mesmo tempo uma forma conveniente de transportar dados e também de perdê-los. Para evitar perdas, eu geralmente os penduro em chaveiros ou fitas extravagantes e grandes. Mas mesmo assim existe o risco da perda. Neste caso, se os dados forem importantes ou confidenciais, vale a pena formatar a partição e criptografá-la.

O primeiro passo para esta operação é invocar o programa gnome-disks:

  $ gnome-disks

Será exibida então a interface do programa. Nesta janela selecionar, no painel da esquerda, o pendrive que se deseja formatar.

Em seguida, no painel da direita, clicar sobre as duas engrenagens para que se abra o menu de operações disponíveis a serem realizadas. A opção Formatar é a primeira opção do menu.

No próximo passo, aparece a tela Formatar o Volume. São diversas as opções, mas no nosso caso, na opção Tipo, selecionar Criptografado, compatível com sistemas Linux (LUKS + Ext4). Nesta mesma tela temos que digitar a senha secreta. Use uma senha forte, mas que seja fácil de ser lembrada:

A próxima tela é uma confirmação da operação. Clicar no botão Formatar.

Isto feito, sempre que quisermos usar o pendrive, precisaremos digitar a palavra chave:

Adicionar comentário

* Campos obrigatórios
5000
Powered by Commentics

Comentários

Nenhum comentário ainda. Seja o primeiro!


Veja a relação completa dos artigos de Rubens Queiroz de Almeida