De acordo com as Leis 12.965/2014 e 13.709/2018, que regulam o uso da Internet e o tratamento de dados pessoais no Brasil, ao me inscrever na newsletter do portal DICAS-L, autorizo o envio de notificações por e-mail ou outros meios e declaro estar ciente e concordar com seus Termos de Uso e Política de Privacidade.

Instalando o Java 8 Oracle no Mageia 4

Colaboração: Ronaldo Silva

Data de Publicação: 17 de novembro de 2014

Data de publicação: 16/11/2014.

Estou testando novamente o Mageia e me deparei com um problema... não temos o java Oficial nos fontes padrões. Vocês podem se perguntar... "Pra que o cara quer o java Oracle se temos o Open Java instalado por padrão?"

Bom a resposta a esta dúvida é que possuo conta na Caixa Econômica Federal e a única maneira de acessar o Internet Banking daquela instituição é possuindo o Java Oracle instalado na máquina.

Em outra oportunidade fiz um tutorial para instalar e configurar o java nos derivados do ubuntu, que está neste link.

Os procedimentos para configuração são semelhantes, recomendo que leiam antes de tentar no Mageia, neste tutorial vou me ater apenas a instalação e configuração do Java Oracle.

Em primeiro lugar temos que baixar o java do site oficial, aqui vai o link direto. Agora basta você escolher a arquitetura do arquivo rpm que você quer: 32 ou 64 bits.

Após a conclusão do download entre na pasta em que você salvou o arquivo clique com o botão direito sobre ele e escolha Abrir com > Instalador de programas. O sistema vai pedir a senha root e após você tê-la informado o sistema instalará o pacote e eventuais dependências necessárias.

Mas espere, não é só isso!!! rsrsrsrs Me desculpe não pude controlar...

Acontece que o Mageia instala o arquivo mas não efetua todas as configurações necessárias, parece-me que ele não reconhece o java oracle como uma distribuição java para o sistema. Então mãos a obra...

Primeiramente tive que descobrir aonde o sistema instalou os arquivos, pra isso abri a central de controle do Mageia, escolhi a opção gerenciar programas > instalar e remover programas > e em pesquisar coloquei jre > clicando sobre o pacote no quadro abaixo você clica em Arquivos e daí terá a lista de todos os arquivos instalados pelo pacote e sua localização no sistema de arquivos.

Após localizar os arquivos temos que informar ao Mageia que existe uma nova opção ao java no sistema, consegui esta façanha utilizando alguns comandos que estão disponíveis no Tutorial de instalação do java via script do André Canhadas disponível aqui, aliás, muito obrigado André pelo excelente scipt.

Então vamos efetuar os seguintes comandos no terminal:

  # update-alternatives --install "/usr/bin/java" "java" "/usr/java/jre1.8.0_25/bin/java" 1
  # update-alternatives --set java /usr/java/jre1.8.0_25/bin/java

Ótimo, agora o Mageia já "conhece" o java 8 no sistema e podemos usá-lo naturalmente para os programas instalados em nossa máquina.

Para finalizar vamos configurar o Mozilla Firefox

Para isso é necessário criar um Link simbólico para o Java com o seguinte comando:

No meu caso a arquitetura é de 64bits então o caminho passa pela pasta lib64, creio que no caso de uma instalação de 32bits basta trocar a lib64 por lib.

  # ln -s /usr/java/jre1.8.0_25/lib/amd64/libnpjp2.so /usr/lib64/mozilla/plugins

E é isso... para testar você digitar no terminal o comando:

  java -version

E no firefox você pode verificar neste link: http://www.java.com/pt_BR/download/installed8.jsp

Espero que ajude e facilite a vida de muitas pessoas!

Ronaldo Silva é Contador formado pela Universidade Mogi das Cruzes e usuário de Software Livre desde 2003.

Adicionar comentário

* Campos obrigatórios
5000
Powered by Commentics

Comentários

Nenhum comentário ainda. Seja o primeiro!


Veja a relação completa dos artigos de Ronaldo Silva