De acordo com as Leis 12.965/2014 e 13.709/2018, que regulam o uso da Internet e o tratamento de dados pessoais no Brasil, ao me inscrever na newsletter do portal DICAS-L, autorizo o envio de notificações por e-mail ou outros meios e declaro estar ciente e concordar com seus Termos de Uso e Política de Privacidade.
Colaboração: Rubens Queiroz de Almeida
Data de Publicação: 10 de novembro de 2014
Para a criação do livro As Palavras Mais Comuns da Língua Inglesa eu utilizei um script bastante simples.
Mas porque contar as palavras? É fato bastante conhecido que conhecendo uma fração das palavras de um idioma, podemos desenvolver uma boa competência para a leitura de textos. O livro é todo estruturado neste fato, ilustrando, por meio de frases e exemplos, as palavras mais comuns da língua inglesa. Segundo os dados levantados, as 250 palavras mais comuns da língua inglesa permitem reconhecer cerca de 80% das palavras em textos técnicos. Em uma palestra gravada no Youtube eu explico o conceito em mais detalhes.
Como eu estou sempre fazendo contagem de palavras, eu descobri recentemente um site muito interessante, o Insite. Segundo a descrição do site:
O Grupo de Linguística da Insite tem como objetivo pesquisar e desenvolver produtos relacionados com as áreas de Processamento de Linguagem Natural (NLP), bases de dados para organização de conhecimento com sistemas de recuperação de informação e aplicações de Inteligência Artificial.
Entre os principais resultados obtidos estão a criação de um sistema de busca de alta performance (InSearch) com funcionalidade similar ao Google ou Altavista, criação de um MT (Machine Translator) ou sistema de tradução automática Inglês-Português-Espanhol (InTranslator) e um sistema de chatter bot (InBot) para conversação em linguagem natural utilizando inteligência artificial. O Grupo de Linguística da Insite é coordenado por Rodrigo Siqueira, sócio e diretor de tecnologia da empresa Insite Soluções Internet.
Dentre as muitas ferramentas oferecidas pelo site, está o Contador de palavras e Processador Linguístico. O aplicativo calcula muito rapidamente diversos indicadores, como o número de palavras e frequencia de ocorrencia, quantidade de palavras com números diferentes de letras, percentagem do conteúdo representada pelas palavras mais comuns, e muito mais.
Antes de começar a aprender um idioma, vale a pena investigar quais são as palavras mais comuns. Além do aprendizado de idiomas, podemos usar este mesmo recurso para descobrir, em um conjunto de textos, qual o assunto predominante.
This policy contains information about your privacy. By posting, you are declaring that you understand this policy:
This policy is subject to change at any time and without notice.
These terms and conditions contain rules about posting comments. By submitting a comment, you are declaring that you agree with these rules:
Failure to comply with these rules may result in being banned from submitting further comments.
These terms and conditions are subject to change at any time and without notice.
Comentários