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Colaboração: Rubens Queiroz de Almeida
Data de Publicação: 23 de setembro de 2014
No gerenciamento de seu sistema de correio eletrônico, é muito importante e útil criar filtros que possam tomar determinadas ações de forma automática. No ambiente de trabalho existem mensagens que requerem ação imediata e, por esta razão, devem se destacar das demais. Existem outras mensagens que embora requeiram a nossa atenção, podem ser lidas mais tarde, como por exemplo, aquelas fotos de viagem que um amigo lhe enviou.
Praticamente todos sistemas de correio eletrônico, sejam eles baseados na Web como o Gmail, ou aplicativos instalados em seu computador pessoal, como os softwares Microsoft Outlook e Mozilla Thunderbird, possuem recursos muito interessantes para criação de filtros.
Neste artigo abordaremos os recursos para criação de filtros no software Mozilla Thunderbird, que é uma opção livre e gratuita para gerenciamento de emails. Em linhas gerais, o procedimento é semelhante para outros ambientes.
O primeiro passo é selecionar uma das mensagens de sua caixa de entrada, para em seguida criar um filtro a partir dela. Uma vez selecionada a mensagem, clicar na aba Mensagem, no menu superior, e selecionar a última opção do menu, Criar filtro para o remetente.
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Será então exibida uma nova tela, em que podemos especificar as condições desejadas para o filtro que vamos criar. Inicialmente, atribuímos um nome a este filtro. Em nosso exemplo, usaremos o nome Tecnologia. Em seguida, logo abaixo na tela, especificamos em qual momento será feito o processamento para este filtro. São várias as opções, como podemos ver pela figura abaixo. O ideal é que o filtro seja aplicado imediatamente quando do recebimento da mensagem, eliminando desta forma a necessidade de nossa intermediação.
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Em seguida, iremos criar as regras que atendem a este filtro. Em nosso exemplo, especificamos três regras:
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Uma vez definidos os critérios para o filtro, determinamos então qual ação será tomada para aquela mensagem. São várias as possibilidades. A mensagem pode, por exemplo, ser movida para uma pasta, encaminhada para uma outra pessoa, respondida com uma mensagem padrão, ter uma prioridade definida ou marcada como spam.
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Da mesma forma como fizemos com os filtros, nós podemos determinar a execução de diversas ações no tocante à mensagem. Em nosso exemplo, serão executadas as seguintes ações:
Um outro recurso muito útil é atribuição de prioridades às mensagens. As mensagens são coloridas de acordo com a prioridade estabelecida para ela. As prioridades podem variar de 1 a 5, sendo 1 a prioridade mais alta e 5 a prioridade mais baixa. A cada um destes números é atribuída uma cor, o que permite identificar rapidamente, em uma pasta, quais mensagens requerem atenção imediata. Você pode definir que mensagens oriundas, por exemplo, de seu gerente, tenham prioridade 1 (Important, cor vermelha), mensagens vindas de uma lista de discussão tenham prioridade 5 (Later, cor roxa).
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Atribuir marcações a uma mensagem (tags), permite também que você faça uma filtragem diretamente na interface do aplicativo. Para isto, basta clicar no ícone rotulado como Tags e serão então exibidas apenas aquelas mensagens que foram rotuladas de alguma forma, como podemos ver pela figura abaixo.
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Considerando-se a importância que o correio eletrônico possui hoje no desempenho competente de sua profissão e mesmo de sua vida pessoal, vale a pena investir um pequeno tempo de aprendizado para dominar os recursos de filtragem de mensagens oferecidos pelo Mozilla Thunderbird, Gmail, Microsoft Outlook e outros, que permitem colocar ordem na avalanche de mensagens eletrônicas com as quais precisamos lidar diariamente.
Este texto foi publicado originalmente no BITI - Boletim Informativo sobre Tecnologia de Informação e Comunicação do Centro de Computação da Unicamp.
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