De acordo com as Leis 12.965/2014 e 13.709/2018, que regulam o uso da Internet e o tratamento de dados pessoais no Brasil, ao me inscrever na newsletter do portal DICAS-L, autorizo o envio de notificações por e-mail ou outros meios e declaro estar ciente e concordar com seus Termos de Uso e Política de Privacidade.

Edição de vídeos com OpenShot

Colaboração: Rubens Queiroz de Almeida

Data de Publicação: 14 de agosto de 2014

O melhor editor de vídeos para leigos como eu, em ambiente GNU/Linux, na minha modesta opinião, é o OpenShot. Eu sei que existem outros editores com recursos equivalentes ou mesmo superiores, mas o que eu precisava era algo fácil e intuitivo de se usar. Basicamente, carregar o vídeo, cortar alguns pedaços, inserir imagens com créditos e outras informações sobre o vídeo, alguns efeitos e nada mais. É claro que o OpenShot faz muito mais do que isto, mas meus conhecimentos limitados, que espero ampliar no futuro, exigiam coisas muito básicas. Para saber mais sobre a lista de recursos oferecidos, consulte a documentação no portal.

Fiquei também muito impressionado com a estabilidade, o programa aceitou praticamente todos os formatos de vídeo que eu usei, sem problema algum.

Clique para ver a imagem ampliada

O primeiro passo é importar para o programa o arquivo ou arquivos de vídeo que irão compor o filme final editado.

Clique para ver a imagem ampliada

Em seguida, basta arrastar para uma das trilhas os componentes desejados. Neste exemplo foram combinadas duas imagens, contendo as informações do evento e o arquivo da palestra em particular. Para cada um dos elementos foram acrescentadas transições, que fazem com que as imagens e os filmes apareçam lentamente no início da exibição e desapareçam ao final (desvanecimento). O programa oferece diversos outros tipos de transição.

Clique para ver a imagem ampliada

Uma vez terminada a edição do vídeo, o passo seguinte é exportar o arquivo para um dos formatos suportados.

Clique para ver a imagem ampliada Clique para ver a imagem ampliada

O programa OpenShot está disponível para download nos formatos rpm (RedHat, Fedora, CentOS) e deb (Debian, Ubuntu, LinuxMint). Para saber mais consulte as instruções de instalação do portal do projeto.

O criador e líder do desenvolvimento do OpenShot é Jonathan Thomas.

Eu utilizei este programa para a edição dos vídeos do 3º Cinfotec, que é o encontro anual dos profissionais de Tecnologia da Informação e Comunicação

Para verificar o resultado final dos vídeos editados com o programa OpenShot, visite o portal Cameraweb do Centro de Computação da Unicamp.

Veja também

Adicionar comentário

* Campos obrigatórios
5000
Powered by Commentics

Comentários

Nenhum comentário ainda. Seja o primeiro!


Veja a relação completa dos artigos de Rubens Queiroz de Almeida