De acordo com as Leis 12.965/2014 e 13.709/2018, que regulam o uso da Internet e o tratamento de dados pessoais no Brasil, ao me inscrever na newsletter do portal DICAS-L, autorizo o envio de notificações por e-mail ou outros meios e declaro estar ciente e concordar com seus Termos de Uso e Política de Privacidade.
Colaboração: Cesar Brod
Data de Publicação: 22 de maio de 2014
Tudo bem, você já usa o Google Analytics ou outras ferramentas para monitorar as visitas em suas páginas web. Mas se você é daqueles que reverte à tela preta quando precisa se aprofundar em suas análises ou porque, assim como eu, gosta mesmo de um terminal e uma linha de comandos, vai gostar do GoAccess, um analisador em tempo real de seus logs do servidor web.
Testei o programa em um de meus servidores web rodando o Debian Wheezy usando os seguintes passos para instalá-lo.
$ sudo apt-get install build-essential libncursesw5-dev libglib2.0-dev libgeoip-dev libtokyocabinet-dev $ wget http://tar.goaccess.prosoftcorp.com/goaccess-0.8.tar.gz $ tar -xzvf goaccess-0.8.tar.gz $ cd goaccess-0.8/ $ ./configure --enable-geoip --enable-utf8 $ make $ sudo make install
Nota:Se o seu servidor estiver em um ambiente de produção, acessível através da web, é recomendável a remoção de pacotes que permitam a compilação de programas. Assim, ao final do processo, remova o pacote build-essential.
sudo apt-get remove build-essential
Controle a sua ansiedade e, antes de executar o programa, dê uma olhada em seu manual:
man goaccess
Para os apressadinhos, rode o programa e observe os resultados na tela. Pode usar o mouse para rolar a tela para baixo e para cima:
goaccess -f /var/log/apache2/casacinepoa_access.log -a
Usei, como exemplo, o log de acesso de um de meus clientes, a Casa de Cinema de Porto Alegre. Mude a linha de comando acima para corresponder ao log de acesso de um de seus sites.
No primeiro uso, como não modificamos o arquivo de configuração do GoAccess, ele convenientemente abrirá uma janela de configuração para que escolhamos o formato do log e de data. Se você não usa o apache, poderá testar as opções fornecidas nessa janela interativa. No meu caso, uso o CLF (Common Log Format). Você pode ver alguns screenshots na página do projeto.
Enquanto o GoAccess estiver rodando, ele está continuamente lendo os logs de acesso e atualizando a visualização. Isto é muito útil quando, por exemplo, você lança uma campanha de marketing e quer acompanhar, imediatamente, os resultados de visitas em seu site.
Depois que você descobriu o formato do log, você pode evitar ter que informá-lo toda a vez que executa o programa editando o seu arquivo de configuração que está em /usr/local/etc/goaccess.conf. Em especial, remova a indicação de comentário (#) das seguintes linhas, logo no início do arquivo, refletindo o que está abaixo:
#Any Apache log date format date-format %d/%b/%Y # modified by brod on 05212014 # #W3C (IIS) & AWS | Amazon CloudFront (Download Distribution) #date-format %Y-%m-%d # The log_format variable followed by a space or \t for # tab-delimited, specifies the log format string. # #Common Log Format (CLF) log-format %h %^[%d:%^] "%r" %s %b # modified by brod on 05212014 #
Caso você queira voltar à tela de configuração, basta usar a flag -c a qualquer momento:
goaccess -f /var/log/apache2/casacinepoa_access.log -a -c
Você pode também acessar os dados do GoAccess a partir da web. Para isso, basta gerar um relatório em html e colocá-lo em algum lugar que possa ser visualizado em uma url (faça as adequações necessárias nos caminhos e nomes de arquivos no exemplo abaixo):
goaccess -f /var/log/apache2/casacinepoa_access.log -a > /var/www/casacinepoa/goaccess.html
Este é um arquivo estático, ou seja, as informações que você verá na web não serão atualizadas até que o GoAccess seja novamente executado. Mas você pode colocar esse comando em sua crontab e executá-lo a cada dez minutos, por exemplo.
Usamos o GoAccess aqui na Sysvale para monitorar, em tempo real, acessos gerados por campanhas de marketing com o Google Adwords e outras ferramentas.
Cesar Brod ministra cursos in-house adequados à necessidade de sua empresa, além de atuar como coach de equipes ágeis. Visite nosso portal para saber mais ou entre em contato diretamente com o autor para mais informações.
This policy contains information about your privacy. By posting, you are declaring that you understand this policy:
This policy is subject to change at any time and without notice.
These terms and conditions contain rules about posting comments. By submitting a comment, you are declaring that you agree with these rules:
Failure to comply with these rules may result in being banned from submitting further comments.
These terms and conditions are subject to change at any time and without notice.
Comentários