De acordo com as Leis 12.965/2014 e 13.709/2018, que regulam o uso da Internet e o tratamento de dados pessoais no Brasil, ao me inscrever na newsletter do portal DICAS-L, autorizo o envio de notificações por e-mail ou outros meios e declaro estar ciente e concordar com seus Termos de Uso e Política de Privacidade.
Colaboração: Márcio C. M. Rezende
Data de Publicação: 15 de maio de 2014
Recentemente o site dy*dns fez "o favor" de começar a cobrar pelos seus serviços.
Sempre usei os serviços do dy*dns. Desde 2005.
No início eles "deram" um bom conjunto de domínios para você escolher e, quendo bem escolhidos, ficavam bem legais. Eu utilizava um que gostava muito: homelinux.net.
E você tinha 3 domínios gratuitos para usar. Era uma maravilha.
Mas, como na vida, tudo que é bom dura pouco (neste caso nem tanto... Quase 10 anos usando), ano passado reduziram os nomes para incluir a "propaganda" dy*dns-server.com e reduziram para 2 domínios apenas.
Sempre oferecendo a possibilidade de migrar para o plano vip, com direito aos "docinhos" do passado.
Não... Muito obrigado, revisei meus scripts e lá estava eu, usando o serviço gratuitamente de novo.
Um belo dia, pelo fim do ano passado ou início deste, mudaram a regra de novo. Você teria agora que entrar pelo menos uma vez ao mês para manter tudo ok. Senão desativavam seus domínios e toma refazer o trabalho de recriar os seus domínios... Tudo bem, contornei, coloquei um alarme no meu j-pilot e pronto, entrava e saia no dia do alarme a vida seguiu normalmente.
Aí no mês passado, apelaram! Avisaram que iriam cancelar o serviço e eu tinha 30 dias para migrar e não perder "a promoção". Ótimo!!!
Criaram uma legião de usuários orfãos depois de catequisarem fabricantes para incluir o dyndns.org no firmware dos roteadores e... Puxaram a toalha.
Bando de fi%#$%@... Usam software livre e não respeitam mais o compromisso inicial com a comunidade! >:-(
Eu usava os domínios deles para acesso remoto e backup e simplesmente não precisaria pagar por isto, afinal meu uso é puramente hobbista. Usava o "jeito fácil", configurava um aplicativo, o ddclient
- um script perl - que sincronizava o processo e a vida era linda e fácil até então.
Agora... Me vi forçado a mudar e como a necessidade é a mãe da invenção. Procurei por outros redirecionadores livres e achei o hopper.pw, que por enquanto, é livre e muito simples de usar.
Você cria seu domínio e ele gera um número mágico.
Bom lá vou eu tentar usar no meu roteador Inte*brás e ... Não deu! Li*ksys, também não... Tho*pson... Nem pensar!
Tentei reconfigurar o ddclient... Putz, analisei o código, tentei subverter os parâmetros. Nada saia. O ddclient evoluíra e agora é cheio de lenga-lenga para tudo que é tipo de roteador e serviço... Menos o hopper.pw!
Me perguntando: afinal o que este script ddclient tem de "tão sensacional" além de pingar um endereço e atualizar um servidor. Trabalho simples que complicaram ao extremo para "flexibilizar". É... O linux sofre disto também!
Quando enfim tive a feliz idéia de voltar à base: CURL !
Apontei o curl para a url com o número mágico e pronto retornava a informação em html. Simples assim.
Daí, usando o bom e confiável crontab. Foi só ajustar e, de cinco em cinco minutos, revalido o site. Já está rodando há mais de um mês, sem falhas!
Então vamos lá, a dica, depois da triste história:
Acesse o site hopper.pw e crie a sua conta.
(nota .pw é um local muito estranho, mas segundo a wikipedia pw - é um local chamado Palau, na Micronésia entretanto... Dizem alguns que pw é um acrônimo para "professional web")
Eles vão gerar um um domínio que tem um número mágico associado.
Então acesse o domínio fornecido com o curl:
curl -s http://marzvix.hopper.pw:JmjKPkr58L@ipv4.www.hopper.pw/nic/update
(Não, nem adianta tentar usar este link/chave, pois eu posso trocá-lo facilmente de tempos em tempos usando o gerador do site)
E a resposta é good
ou nochg
(quando o seu ip foi atualizado ou não)
Você deve então configurar o seu crontab para atualizar á cada xx:05 (cinco minutos das horas cheias) ou no intervalo de tempo que desejar.
5 * * * * root curl -s http://marzvix.hopper.pw:JmjKPkr58L@ipv4.www.hopper.pw/nic/update
Simples assim, o seu ip dinâmico é atualizado no domínio do hopper.
Note que usando um sed e mais algumas linhas de código, dá para fazer um scriptzinho besta para tratar o retorno... Mas, no meu caso, apenas o curl e o cron foram suficientes para os meus serviços.
E a saída disto fica, de "graça", no syslog, assim:
May 14 12:05:01 pistache /USR/SBIN/CRON[12860]: (root) CMD (curl -s http://marzvix.hopper.pw:JmjKPkr58L@ipv4.www.hopper.pw/nic/update) May 14 13:05:01 pistache /USR/SBIN/CRON[14609]: (root) CMD (curl -s http://marzvix.hopper.pw:JmjKPkr58L@ipv4.www.hopper.pw/nic/update) May 14 13:05:01 pistache /USR/SBIN/CRON[14611]: (root) CMD (curl -s http://mdexintegra.hopper.pw:3Lq9gmG8ka@ipv4.www.hopper.pw/nic/update) May 14 14:05:01 pistache /USR/SBIN/CRON[16397]: (root) CMD (curl -s http://mdexintegra.hopper.pw:3Lq9gmG8ka@ipv4.www.hopper.pw/nic/update) May 14 14:05:01 pistache /USR/SBIN/CRON[16396]: (root) CMD (curl -s http://marzvix.hopper.pw:JmjKPkr58L@ipv4.www.hopper.pw/nic/update)
This policy contains information about your privacy. By posting, you are declaring that you understand this policy:
This policy is subject to change at any time and without notice.
These terms and conditions contain rules about posting comments. By submitting a comment, you are declaring that you agree with these rules:
Failure to comply with these rules may result in being banned from submitting further comments.
These terms and conditions are subject to change at any time and without notice.
Comentários