De acordo com as Leis 12.965/2014 e 13.709/2018, que regulam o uso da Internet e o tratamento de dados pessoais no Brasil, ao me inscrever na newsletter do portal DICAS-L, autorizo o envio de notificações por e-mail ou outros meios e declaro estar ciente e concordar com seus Termos de Uso e Política de Privacidade.
Colaboração: Cesar Brod
Data de Publicação: 15 de outubro de 2013
Cheguei a gloriosa marca de 100 dicas para o Dicas-L. Aqui não estou contando os artigos para a minha coluna. Há muitas razões pelas quais contribuo para este queridíssimo portal, mas a principal, até hoje, remete-me à primeira palestra do Rubens Queiroz de Almeida que assisti: preguiça!
Em minha lida com software livre sempre encontro um sistema aqui, outro ali, um aplicativo legal para tratar imagens, diversas formas de diagnosticar, acelerar e recuperar um sistema. Enfim, muitas coisas que leio, descubro, acho fantásticas e esqueço. Claro que eu poderia usar as muitas ferramentas disponíveis para armazenar estas coisas todas. Mas e a preguiça? É muito mais fácil e rápido escrever uma dica para o Dicas-L e, quando eu esqueço, uso o Google (cuja caixa de busca personalizada está convenientemente disponível no portal) e deu pra bola!
Uma outra razão é a memória, ou a falta dela. Quando escrevemos, de alguma forma ajudamos a cabeça a fixar melhor as ideias com as quais trabalhamos. Aqueles que me conhecem melhor logo percebem, de acordo com as dicas que escrevo, qual o trabalho com o qual estou envolvido - ou qual é o hobby novo ao qual me dedico durante um intervalo de poucos dias. Quando preciso retomar um determinado trabalho, sei que as ferramentas que preciso estão descritas, na forma de dicas rápidas - e muitas delas escritas por outros - no portal do Dicas-L.
Há também a questão da gratidão. Uso o Linux desde 1993. Aprendi muita coisa graças a muita gente boa que, livre e abertamente, deixou seu conhecimento disponível para que eu me aproveitasse dele. Nada mais justo que retribuir e, voltando um pouco à preguiça, o Dicas-L é a forma mais fácil de fazer isso!
O público do Dicas-L é respeitável, formador de opinião e absolutamente crítico! As notas dadas às dicas, a popularidade que cada uma alcança e os comentários recebidos sempre são, de um lado, motivo de orgulho e, de outro, um incentivo à melhora contínua. O pessoal é exigente mesmo! Para conseguir uma nota acima de três é preciso caprichar na dica! Mas o público também é amigo e, por isso, o Dicas-L é um excelente lugar, também, para a divulgação dos trabalhos com os quais nos envolvemos. Quando criamos uma dica, há um espaço de Informações Pessoais, bem no final do formulário, onde sempre dá para colocar uma propagandinha discreta.
O Dicas-L é uma extensão do currículo profissional. Quem está buscando emprego ou quer oferecer serviços na área de tecnologia, hoje, deve contar com um portfolio facilmente acessível de realizações. Um empregador ou contratante podem até ficar buscando por seus códigos no Sourceforge, GitHub e quetais, mas se você anuncia seus projetos na forma de uma dica útil sobre eles, rapidamente você atinge um público que poderá expor seu trabalho de forma muito mais ampla.
O Dicas-L usa o poder multiplicador, exponencial das mídias sociais. Cada dica vira um tuíte que pode ser retuitado e comentado. Um conjunto de botões, ao final de cada dica, permitem ao leitor levá-la ao Facebook, Google +, ou mandá-la por email a outros interessados.
Também tem o fator competitivo. Estou em segundo lugar na corrida, faltando pouco mais de 1.500 artigos para alcançar o Rubens! Chupem Alessandro Silva, Bruno Buys e Alessandro de Oliveira Faria! :-P Quero ver me alcançarem agora!
E você? Quais as suas razões para contribuir com o Dicas-L?
Cesar Brod tem mil e uma razões para contribuir com o Dicas-L
Cesar Brod ministra cursos in-house adequados à necessidade de sua empresa, além de atuar como coach de equipes ágeis. Visite nosso portal para saber mais ou entre em contato diretamente com o autor para mais informações.
This policy contains information about your privacy. By posting, you are declaring that you understand this policy:
This policy is subject to change at any time and without notice.
These terms and conditions contain rules about posting comments. By submitting a comment, you are declaring that you agree with these rules:
Failure to comply with these rules may result in being banned from submitting further comments.
These terms and conditions are subject to change at any time and without notice.
Comentários