De acordo com as Leis 12.965/2014 e 13.709/2018, que regulam o uso da Internet e o tratamento de dados pessoais no Brasil, ao me inscrever na newsletter do portal DICAS-L, autorizo o envio de notificações por e-mail ou outros meios e declaro estar ciente e concordar com seus Termos de Uso e Política de Privacidade.

Tudo ao mesmo tempo agora, com o N900

Colaboração: Bruno Buys

Data de Publicação: 26 de setembro de 2013

Eu acho inconveniente ter que escolher uma das duas formas de uso do meu N900, como modem ou como armazenamento USB. O que eu queria mesmo era poder plugar o aparelho no computador e, na mesma sessão, usar o N900 de três formas: acesso aos diretórios e arquivos dele, conexão com a Internete e também poder comandá- lo via ssh. Isso é possível, e esta dica mostra como fazer.

Ao plugar o N900 no computador, em vez de escolher armazenamento USB ou modem (modo PC Suite, para os não-íntimos), o que vamos fazer é criar uma "redezinha" entre o N900 e o computador, usando o programa QT Mobile Hotspot. Com o Hotspot funcionando, o N900 e o computador são como dois micros em rede, e você pode usar quaisquer serviços que eles forneçam.

Pacotes e programas:

  • Para acesso remoto ao seu N900 será necessário o ssh. Instale o Openssh. Ele está no repo http://repository.maemo.org fremantle-1.3/free.
  • Dê uma senha ao seu usuário padrão ("user"), com o comando 'passwd'.
  • Instale o QT Mobile Hotspot, se ainda não estiver instalado. Ele está no repo http://repository.maemo.org fremantle-1.3/free. O hotspot é o programa principal dessa dica. Para rodar com êxito, o Hotspot precisa do power-kernel, que é um kernel turbinado para o N900. Repare o "-power51":
  ~ $ uname -a
  Linux Nokia-N900 2.6.28.10-power51 #1 PREEMPT Mon Jul 23 16:41:15 EEST 2012 
  armv7l GNU/Linux

O kernel-power está no repo http://repository.maemo.org fremantle-1.3/free.

(Atenção: Instalar o kernel-power significa modificar profundamente o sistema operacional do seu telefone. Faça por conta e risco, de preferência sabendo o que está fazendo)

Preparando:

  • No QT Mobile Hotspot, altere a opção de rede local para USB, em vez de Wifi. Com o Wifi é possível fazer também, mas nessa dica vou me ater ao USB, por dois motivos: o Wifi é lento, comparado ao USB, se você for copiar muitos arquivos entre as duas máquinas. O Wifi não recarrega o N900 durante a sessão. O hotspot vai criar uma rede entre o N900 e o seu micro. Se o seu micro já tem uma conexão à Internete, é necessário que ambas não conflitem em endereços. Verifique os endereços da rede atual e modifique o N900 de acordo.

  • Inicie o Hotspot. Para isso ele irá se conectar ao seu 3G ou ao Wifi, conforme definido por você.

Usando:

  • Plugue o N900 no seu micro. Vai aparecer o diálogo "Armazenamento USB ou Modem". Dispense o diálogo, tocando na tela fora dele.

  • No gerenciador de redes (network-manager, aquele appletzinho de rede que fica junto do relógio) do seu micro vai aparecer uma rede nova. No meu micro ficou assim:

    Rede com fio (Linux 2.8.28-10-power51 with musb hdrc RNDIS/Ethernet Gadget) (opção) Wired Connection 1

  • Clique em cima para conectar-se a ela.

    E pronto! Agora o hotspot compartilha com seu micro a conexão 3G do N900. A sua navegação deve estar habilitada por padrão. Ao mesmo tempo você pode abrir uma sessão sftp para ver e copiar arquivos com o aparelho.

  • Para conectar-se ao N900 e dar comandos remotos, verifique qual o endereço IP dele. Na tela do QT Mobile Hotspot está mostrada a rede que ele usa. Se for igual à minha, 10.1.1.0, provavelmente o IP dele será 10.1.1.1. O ssh então fica:

      ssh user@10.1.1.1
    

  • Para ver e copiar arquivos, o terminal com ssh como exposto acima pode ajudar. Mas eis aqui um pouco de conforto gráfico que facilita muito as coisas:

    No nautilus, digite na barra de endereços: sftp://user@10.1.1.1. Espere pela autenticação com a senha que você definiu para o "user" no N900 e pronto, lá estão os seus arquivos e pastas. Uma vez conectado, aparecerá o item "Rede" no nautilus, à esquerda. Clique em cima da sua conexão SFTP com o N900 e use a opção "Adicionar marcador" para gravar um favorito, para conexões futuras. Se o seu Nautilus não tiver barra de endereços, o que eu acho que é o padrão, simplesmente comande Ctrl+L que aparece uma :).

    Bom, se você seguiu até aqui, é só isso.

    Uma observação: quando você pluga o N900 e escolhe o Armazenamento USB, o que acontece é que os sistemas de arquivos são desmontados no N900 (a partição /home/user/MyDocs, que fica na memória flash dele, e o cartão SD, se houver) e re-montados no micro. Isso torna quaisquer arquivos indisponíveis no telefone. Por exemplo, você não pode ouvir suas músicas nele. Quando você escolhe o modo de modem, os arquivos ficam disponíveis no N900, mas não no micro. O método mostrado nessa dica resolve isso. Os arquivos ficam disponíveis em ambos. Abaixo veja algumas malandragens extras.

Malandragens extras:

  • Ssh gráfico. É curioso poder rodar programas gráficos do N900 no seu micro. Mas sinceramente, tenho achado pouca utilidade para essa ferramenta. Veja nesta foto, o conky rodando no meu Debian GNU/Linux.

Clique para ver a imagem ampliada

Se quiser ter isso funcionando, instale o xauth, o pacote que vai fazer essa maravilha.

O xauth está no repo http://repository.maemo.org fremantle-1.3/free.

Depois, para fazer uma sessão gráfica, comande:

  ssh -X user@10.1.1.1

Agora você pode comandar os programas gráficos, simplesmente digitando seus nomes.

  • Manipulando um pouquinho a rede com o gerenciador de redes: se o seu micro não está conectado à Internete quando você conecta à "Wired Connection 1", o gerenciador de redes insere como rota padrão a conexão com o N900. No entanto, se ele JÁ ESTÁ conectado, o gerenciador de redes não altera a rota padrão, inserindo somente mais uma rede na tabela de roteamento. Ou seja, você fica com a conexão anterior, e mais uma rota para uma nova rede, que não é Internete, claro. Se a conexão já existente é gerenciável pelo gerenciador de redes, e se você quiser alterar de forma que o N900 seja a rota padrão, desconecte antes a conexão antiga, para então conectar ao hotspot do N900. Se não for gerenciável, creio que você terá que virar root e derrubar a conexão pelo terminal, para conseguir conectar e compartilhar o 3G do N900. Se a sua conexão anterior à Internete era também a conexão que você usava para acesso à pastas e impressoras de rede compartilhadas na sua Intranete (do trabalho, por exemplo), então desconectá-la irá também cortar seu acesso a estes recursos. Para acessar a Internete pelo 3G do N900 e ao mesmo tempo usar normalmente os recursos compartilhados da sua Intranete, faça assim:

  • Clique o direito no ícone do gerenciador de redes, escolha "Editar Conexões". Escolha a rede padrão a ser editada (necessário ser root). Vá na aba Configurações IPv4, escolha o botão "Rotas", tique a opção "Usar esta opção apenas para recursos nesta rede". O nome já é auto-explicativo, né? O inconveniente deste método é que é necessário fazer e desfazer isso a cada vez. Se deixar ticado, ao conectar na conexão padrão, sem o N900, o gerenciador vai somente inserir uma nova rede, mas não a definirá como rota padrão, e isso deixa o micro offline. Enfim, tem seus usos...

Para olhar a tabela de roteamento, use:

  /sbin/route -n

(para só olhar não precisa ser root)

Feliz hacking!

Adicionar comentário

* Campos obrigatórios
5000
Powered by Commentics

Comentários

Nenhum comentário ainda. Seja o primeiro!


Veja a relação completa dos artigos de Bruno Buys