De acordo com as Leis 12.965/2014 e 13.709/2018, que regulam o uso da Internet e o tratamento de dados pessoais no Brasil, ao me inscrever na newsletter do portal DICAS-L, autorizo o envio de notificações por e-mail ou outros meios e declaro estar ciente e concordar com seus Termos de Uso e Política de Privacidade.
Colaboração: Cesar Brod
Data de Publicação: 13 de setembro de 2013
O projeto GfxTablet transforma seu tablet ou smartphone Android em uma mesa digitalizadora servindo, dentre outras coisas, para você desenhar à mão livre em softwares como o Gimp. Caso o seu hardware permita, o GfxTablet oferece sensibilidade à pressão - ou seja, se você pressionar com mais força seu dedo no tablet, o risco sairá mais grosso no Gimp.
Para usar o GfxTablet você precisa, inicialmente, instalar em seu computador o driver que será o responsável pela comunicação entre ele e seu tablet. Ainda que, na página do projeto, você encontre o binário do driver já compilado para as versões mais recentes das distribuições Ubuntu e Fedora, o processo de compilação é bastante simples e está reproduzido, passo-a-passo, a seguir. Antes disso, porém, você já deve ter instalado os pacotes git e build-essential, o que no Debian e derivados é feito com o comando:
sudo apt-get install git build-essential
Abaixo está a cópia dos comandos executados em meu terminal, rodando em um Linux Mint 15, mas toda essa "receita" pode ser executada sem problemas em outros sabores do Linux. Seus comandos são digitados nas linhas que possuem os caracteres "~" e "$" nelas, as demais são as respostas do sistema.
~ $ git clone git://github.com/rfc2822/GfxTablet.git Cloning into 'GfxTablet'... remote: Counting objects: 239, done. remote: Compressing objects: 100% (132/132), done. remote: Total 239 (delta 94), reused 213 (delta 77) Receiving objects: 100% (239/239), 838.21 KiB | 295 KiB/s, done. Resolving deltas: 100% (94/94), done. ~ $ cd GfxTablet/driver-uinput/ ~/GfxTablet/driver-uinput $ make cc networktablet.c protocol.h -o networktablet ~/GfxTablet/driver-uinput $ sudo ./networktablet GfxTablet driver (protocol version 1) is ready and listening on 0.0.0.0:40118 (UDP) Hint: Make sure that this port is not blocked by your firewall.
Neste terminal onde você executou o comando, você receberá informações de estado para cada ação executada em seu tablet ou smartphone rodando o GfxTablet.
Agora, em seu tablet, visite a loja Google Play e faça uma busca pela aplicação GfxTablet, efetuando sua instalação como se fosse a de um aplicativo qualquer e abrindo-a quando instalada. O aplicativo pedirá que você informe o IP do computador com o qual se comunicará. Você sabe como fazer isso, certo? Uma das maneiras é através do comando ifconfig, ilustrado abaixo. O nome da interface dependerá de seu hardware, mas deve ser algo do tipo eth0, wlan0, ath0 ou algo parecido e o endereço IP é mostrado ao lado de inet end.
$ ifconfig eth0 Link encap:Ethernet Endereço de HW ec:a8:6b:ba:94:5d inet end.: 192.168.1.102 Bcast:192.168.1.255 Masc:255.255.255.0 endereço inet6: fe80::eea8:6bff:feba:945d/64 Escopo:Link UP BROADCAST RUNNING MULTICAST MTU:1500 Métrica:1 pacotes RX:1280930 erros:0 descartados:0 excesso:0 quadro:0 Pacotes TX:1491549 erros:0 descartados:0 excesso:0 portadora:1 colisões:0 txqueuelen:1000 RX bytes:766701912 (766.7 MB) TX bytes:318897682 (318.8 MB)
Ou seja, para o meu caso, o endereço IP é 192.168.1.102.
A parte mais bacana vem agora! Em seu computador, abra o Gimp (ele está instalado, por padrão, na maior parte das distribuições Linux e, se não estiver, para as distribuições baseadas em Debian instale-o com seu gerenciador de pacotes preferido ou com o comando:
sudo apt-get install gimp
No Gimp, no menu Editar -> Dispositivos de Entrada, selecione "Network Tablet" e, na seleção de Modo, escolha "Tela" (ou "Janela", veja com qual modo você se adapta melhor). Clique em "Salvar" e feche a janela de configuração para voltar ao Gimp. Em seu tablet, saia da tela de configurações clicando no ícone "<" no canto superior esquerdo da tela. Se tudo funcionou bem, na janela onde você está rodando o networktablet você já começa a receber as informações de coordenadas x e y de seu dedo percorrendo o tablet, assim como a pressão que você está aplicando a ele (caso seu hardware tenha o suporte à sensibilidade de pressão).
Agora, chame seus amigos e mostre sua mais nova proeza!
Leia o capítulo 8 do novo livro de Cesar Brod: De tartaruga à cobra - programação e arte, a ser lançado em breve pela Novatec Editora.
Cesar Brod ministra cursos in-house adequados à necessidade de sua empresa, além de atuar como coach de equipes ágeis. Visite nosso portal para saber mais ou entre em contato diretamente com o autor para mais informações.
This policy contains information about your privacy. By posting, you are declaring that you understand this policy:
This policy is subject to change at any time and without notice.
These terms and conditions contain rules about posting comments. By submitting a comment, you are declaring that you agree with these rules:
Failure to comply with these rules may result in being banned from submitting further comments.
These terms and conditions are subject to change at any time and without notice.
Comentários