De acordo com as Leis 12.965/2014 e 13.709/2018, que regulam o uso da Internet e o tratamento de dados pessoais no Brasil, ao me inscrever na newsletter do portal DICAS-L, autorizo o envio de notificações por e-mail ou outros meios e declaro estar ciente e concordar com seus Termos de Uso e Política de Privacidade.

Protegendo contra erros com o comando rm

Colaboração: Rubens Queiroz de Almeida

Data de Publicação: 08 de agosto de 2013

O comando rm possui a diretiva "-i", que significa interactive, ou seja, antes de cada operação é solicitada uma confirmação ao usuários. Para quem tem mais conhecimento e experiência, confirmar cada ação pode se tornar muito tedioso. E é aí que mora o perigo. Não é raro que usuários experientes apaguem todo um sistema por erros de digitação, como o clássico "rm -rf ~/ *.out". Um inocente espaço em branco fez com que todo o diretório HOME do usuário fosse apagado.

Existe uma alternativa menos incomoda, que faz com que seja solicitada confirmação apenas quando mais do que três arquivos forem apagados, a diretiva "-I" (letra "i" maiuscula). Segundo a descrição da documentação, o comando solicita confirmação antes de remover mais que três arquivos ou então quando realiza a remoção recursiva. Serve como um bom alerta para impedir erros mais graves.

Vejam um exemplo:

$ rm -rfI docs
rm: remover todos os argumentos recursivamente? 

Serve como um último lembrete. Não custa nada ser precavido, mesmo que você tenha sido o inventor do Unix :-)

Veja também

Adicionar comentário

* Campos obrigatórios
5000
Powered by Commentics

Comentários

Nenhum comentário ainda. Seja o primeiro!


Veja a relação completa dos artigos de Rubens Queiroz de Almeida