De acordo com as Leis 12.965/2014 e 13.709/2018, que regulam o uso da Internet e o tratamento de dados pessoais no Brasil, ao me inscrever na newsletter do portal DICAS-L, autorizo o envio de notificações por e-mail ou outros meios e declaro estar ciente e concordar com seus Termos de Uso e Política de Privacidade.
Colaboração: Rubens Queiroz de Almeida
Data de Publicação: 29 de maio de 2013
O comando nativo para exibição das partições e informações a elas associadas é o comando df. O comando dfc, de autoria de Robin Hahling, propicia uma interface mais agradável, com mais opções, para estas informações.
Quando invocado sem argumentos, a saída gerada é algo como:
Com a opção "-T" (dfc -T) a saída gerada exibe também os tipos de partições (ext2, ext3, etc.):
A opção "-s" (dfc -s) exibe, na última linha, o total de espaço em disco disponível e ocupado:
Muitas distribuições já possuem este pacote em sua forma pré-compilada. Para as demais distribuições, basta baixar o programa do site do desenvolvedor e compilá-lo.
tar xvzf dfc-3.0.2.tar.gz -C /usr/local/src cd /usr/local/src cmake /usr/local/src/dfc-3.0.2 make make installO aplicativo cmake pode não estar disponível em seu sistema, mas faz parte da maior parte das distribuições GNU/Linux. Neste caso, basta instalá-lo usando o gerenciador de pacotes de seu sistema. Se você preferir usar o comando dfc em lugar do comando df, basta inserir a seguinte linha no arquivo .bashrc:
alias df="dfc"
This policy contains information about your privacy. By posting, you are declaring that you understand this policy:
This policy is subject to change at any time and without notice.
These terms and conditions contain rules about posting comments. By submitting a comment, you are declaring that you agree with these rules:
Failure to comply with these rules may result in being banned from submitting further comments.
These terms and conditions are subject to change at any time and without notice.
Comentários