De acordo com as Leis 12.965/2014 e 13.709/2018, que regulam o uso da Internet e o tratamento de dados pessoais no Brasil, ao me inscrever na newsletter do portal DICAS-L, autorizo o envio de notificações por e-mail ou outros meios e declaro estar ciente e concordar com seus Termos de Uso e Política de Privacidade.

Bluelog - quando e onde fazer campanhas de marketing usando Bluetooth?

Colaboração: Cesar Brod

Data de Publicação: 03 de abril de 2013

A Copa do Mundo e as Olimpíadas estão chegando ao Brasil, respectivamente em 2014 e 2016. Estes eventos trazem muitas oportunidades para o marketing de proximidade com o uso de tecnologias já consagradas e de fácil utilização - e há muitas delas. Uma que merece ser mais explorada para esse tipo de marketing, ao menos na minha opinião, é a tecnologia Bluetooth. Por uma simples razão: está presente na maioria absoluta dos dispositivos móveis.

Campanhas que usam o Bluetooth têm uma característica muito especial: como a comunicação via Bluetooth exige a proximidade do dispositivo móvel e, com o dispositivo móvel vem junto o seu proprietário, a possibilidade de interação entre o virtual e o real é muito grande. A Honda, por exemplo, vem utilizando uma mescla de tecnologias que incentivam seus potenciais clientes a "ligarem" seus dispositivos Bluetooth para participarem de sorteios em feiras de automóveis ou mesmo darem a partida em carros que estão em outdoors (veja os vídeos ao final dessa dica). Claro que, com isso, geram interesse nos clientes em usarem outras tecnologias embarcadas nos automóveis que produzem.

Mas como saber onde colocar um ambiente de transmissão Bluetooth? Você ficará surpreso ao ver que muita gente já anda com seu dispositivo móvel com o Bluetooth ativado. Às vezes porque o usam para "parear" com o rádio e o viva-voz do carro e, outras, por pura e simples distração.

Uma ótima ferramenta para a descoberta de dispositivos com o Bluetooth ativo é o software livre Bluelog. Ela não é, até onde sei, incluída por padrão na maioria das distribuições Linux (com a exceção da BackTrack e da versão beta do OpenWrt. Mesmo assim, sua instalação é típica para quem já possui alguma familiaridade com o sistema operacional. Você precisará, no mínimo, ter o pacote build-essential instalado para poder compilar qualquer software a partir de seus fontes. Nos sabores do Debian, você já sabe, basta executar o comando abaixo:

  sudo apt-get install build-essential

Depois, baixe a versão mais recente do Bluelog a partir do site do projeto, descompacte-o e, na pasta resultante digite o comando make. Caso você precise de mais algum software adicional, o make irá avisá-lo. Concluído o processo do make, execute, como usuário root, o comando make install. Para executar o Bluelog, basta digitar o nome do comando na console e observar os resultados (você deve fazer isso como o usuário root).

  bluelog

Com apenas mais alguns passos, descritos no arquivo README.LIVE que acompanha os fontes do Bluelog, você pode exibir os resultados da varredura de dispositivos Bluetooth em uma página web.

Imagine, agora, com o custo de implementação de um microssistema Raspberry Pi com uma interface Bluetooth USB, rodando o Linux com o Bluelog, o que pode ser feito? #ficaadica

Vídeo de uma campanha da Honda em uma feira de automóveis:

Dê a partida no automóvel com o Bluetooth ou SMS:

Site do projeto Bluelog.

Conheça outras alternativas de marketing de proximidade

Cesar Brod ministra cursos in-house adequados à necessidade de sua empresa, além de atuar como coach de equipes ágeis. Visite nosso portal para saber mais ou entre em contato diretamente com o autor para mais informações.

Adicionar comentário

* Campos obrigatórios
5000
Powered by Commentics

Comentários

Nenhum comentário ainda. Seja o primeiro!


Veja a relação completa dos artigos de Cesar Brod