De acordo com as Leis 12.965/2014 e 13.709/2018, que regulam o uso da Internet e o tratamento de dados pessoais no Brasil, ao me inscrever na newsletter do portal DICAS-L, autorizo o envio de notificações por e-mail ou outros meios e declaro estar ciente e concordar com seus Termos de Uso e Política de Privacidade.

Aprendendo com o Anki

Colaboração: Cesar Brod

Data de Publicação: 23 de janeiro de 2013

O Anki é um sistema muito simples e eficaz de memorização. Imagine que você tem um conjunto de cem cartões e de um lado de cada um dos cartões coloca uma pergunta, do outro uma resposta sobre um assunto que você domina. Você passa um subconjunto deste "baralho", umas 20 cartas, para um amigo e ele começa a ler as perguntas e dividir as cartas em três montes: difícil, médio e fácil. Feita a divisão completa, ele irá embaralhar, em separado, cada um dos montes. Depois ele coloca o monte fácil embaixo de todos, o médio logo acima e o difícil no topo, a partir do qual ele começará a tirar as cartas e tentar respondê-las, reordenando-as novamente. Assim, as cartas de maior dificuldade sempre serão relidas primeiro, forçando sua repetição. Na medida em que o monte de cartas fáceis forem aumentando, você retira algumas e coloca outras novas. De forma simplificada, esta é a lógica do Anki.

Como você já deve estar adivinhando, caso você use uma distribuição Linux baseada no Debian (como o Linux Mint ou o Ubuntu), você pode instalar o Anki com o seguinte comando:

  sudo apt-get install anki

Eu uso mais o AnkiDroid (que pode ser baixado do Google Play) em meu telefone celular, já que ele permite-me a mobilidade para a aprendizagem em qualquer lugar. O bacana do Anki é que ele é muito divertido. Você aprende, literalmente, brincando. Para uma lista das muitas cartas disponíveis para usar no Anki, visite este link.

O Anki é um dos componentes do Ambiente Pessoal de Aprendizagem do Cesar Brod

Cesar Brod ministra cursos in-house adequados à necessidade de sua empresa, além de atuar como coach de equipes ágeis. Visite nosso portal para saber mais ou entre em contato diretamente com o autor para mais informações.

Adicionar comentário

* Campos obrigatórios
5000
Powered by Commentics

Comentários

Nenhum comentário ainda. Seja o primeiro!


Veja a relação completa dos artigos de Cesar Brod