De acordo com as Leis 12.965/2014 e 13.709/2018, que regulam o uso da Internet e o tratamento de dados pessoais no Brasil, ao me inscrever na newsletter do portal DICAS-L, autorizo o envio de notificações por e-mail ou outros meios e declaro estar ciente e concordar com seus Termos de Uso e Política de Privacidade.
Colaboração: Cesar Brod
Data de Publicação: 18 de janeiro de 2013
Não sei quanto a você, mas eu ainda uso muito o terminal do Linux em meu dia-a-dia. Talvez seja porque eu já esteja meio velhinho...
Um dos meus comandos preferidos é o less. Com ele eu consigo, rapidamente, olhar o início de um arquivo e, se for o caso, seguir vendo as demais páginas, chamar diretamente o melhor editor de textos do mundo (o vi) e uma série de outras coisinhas.
O less pode usar formatadores de entrada, permitindo que você o instrua a colorizar a sintaxe de arquivos, descomprimir arquivos compactados e até ler documentos no formato .doc, .odt e muitos outros.
O melhor formatador do mundo é o lesspipe, que vem instalado em algumas distribuições Linux junto com o pacote less, mas na maioria das vezes ele não funciona direito. Um teste rápido para saber se o seu lesspipe está funcionando é executar o seguinte comando:
less -r arquivo.html:.
Claro, substitua arquivo.html por um arquivo no formato html que você tenha em seu computador. Se o lesspipe está instalado e funcionando, você pode parar de ler o artigo aqui e tentar os outros exemplos que forneço ao final dele.
Caso contrário, não se acanhe! Visite o site do lesspipe, baixe e instale a mais recente versão do arquivo completo:
http://www-zeuthen.desy.de/~friebel/unix/lesspipe.html
Tá com preguiça? Baixa deste link, descompacta e bota o bixo pra rodar com os seguintes comandos (estou assumindo que você está usando o Debian ou um de seus derivados, como o Ubuntu ou o Linux Mint, e que é o usuário root):
tar -xzvf lesspipe.tar.gz cd lesspipe-1.80/
Observação: a versão de hoje é a 1.80. Pode ser que quando você estiver lendo este artigo ela tenha mudado. Certifique-se de modificar o comando apropriadamente.
./configure
O configurador irá fazer algumas perguntas. Abaixo algumas das minhas respostas:
Activate syntax highlighting code [y/N] ? y interpret html, ps and other mostly ASCII files only if the ENV variable LESS_ADVANCED_PREPROCESSOR is set [y/N] ? N
Claro que eu quero destaque de sintaxe nos códigos! E também quero que o less interprete a maior parte possível de arquivos independente da variável de ambiente LESS_ADVANCED_PREPROCESSOR
.
Pode ser também que o configurador mostre que algum utilitário ou biblioteca estão faltando:
checking lsbom...not found Include code anyway [y/N or < full_path_to_lsbom>] ?
Você pode dar um ctrl+c para interromper o configurador e instalar o componente faltante. Aproveite a ocasião para saber mais sobre o que você está incluindo em seu sistema. Este lsbom, por exemplo, eu nunca consegui entender bem para o que serve, sempre respondi esta pergunta com N e ele nunca me fez falta. Alguém tem alguma dica? Já outros utilitários, para mim, são importantes e sempre interrompo o configurador para instalá-los (claro que, na maioria dos casos, eles já estão previamente instalados em meu sistema). Abaixo alguns deles:
O configurador do lesspipe procura por muitas opções para ajudar o less a fazer tudo, mas você deverá, em alguns casos, escolher a que melhor serve para *você*. Por exemplo, não é necessário instalar todos os navegadores em modo texto. Caso você não tenha nenhum instalado, instale um deles:
apt-get install elinks
Teste a instalação com
elinks http://dicas-l.com.br/brod
Use a letra q para sair do elinks.
Na maioria dos casos você conseguirá instalar o que falta com o apt-get. Abaixo uma boa tripa para resolver uma boa parte dos seus problemas (alguns pacotes farão a instalação automática de prerrequisitos).
apt-get install curl elinks fastjar unrar mp3info html2text pstotext pdftohtml catdoc unrtf ppthtml
Em outros casos, você terá um pouco mais de trabalho. Uma pesquisa no Google irá mostrar a você que o pacote o3tohtml é parte do pacote o3read, que até o momento em que esta dica estava sendo escrita ainda não estava portado para as últimas versões do Linux Mint ou do Ubuntu. Neste caso, eu precisei baixá-lo deste link e instalá-lo manualmente com o seguinte comando:
dpkg -i o3read_0.0.4-1_i386.deb
Mas isso foi porque eu queria muito poder dar um less em meus arquivos do LibreOffice. Minha sugestão é a de que você instale apenas aquilo que julgar absolutamente necessário e que execute o configurador sempre que sentir falta de alguma coisa.
Pronto? Volte agora ao configurador:
./configure
Responda às perguntas necessárias e, ao final, copie os seguintes arquivos para a pasta /usr/local/bin
cp lesspipe.sh sxw2txt code2color tarcolor /usr/local/bin
Faça o less saber que ele deve usar o lesspipe:
LESSOPEN="|/usr/local/bin/lesspipe.sh %s"; export LESSOPEN
Agora você pode testar e verificar os resultados com os seguintes comandos (adeque-os de acordo com o seu ambiente) - lembre-se de pressionar a barra de espaços e a letra B (ou PgDown - PgUp) para paginar e a letra q para sair do less:
less arquivo.html less arquivo.html: less -r arquivo.html:. less arquivo.odt less musica.mp3 less arquivo.zip less imagem.png elinks http://cesarbrod.tumblr.com | less curl http://cesarbrod.tumblr.com | less -r
Lindo, né? Para usar permanentemente o lesspipe como processador de entrada para o comando less, acrescente a seguinte linha ao final de seu /etc/bash.bashrc
LESSOPEN="|/usr/local/bin/lesspipe.sh %s"; export LESSOPEN
Segundo a mãe do Cesar Brod, ele é tarado das ideias! No portal de sua empresa um dos textos mais lidos é sua minissérie de Ficção Científica.
Cesar Brod ministra cursos in-house adequados à necessidade de sua empresa, além de atuar como coach de equipes ágeis. Visite nosso portal para saber mais ou entre em contato diretamente com o autor para mais informações.
This policy contains information about your privacy. By posting, you are declaring that you understand this policy:
This policy is subject to change at any time and without notice.
These terms and conditions contain rules about posting comments. By submitting a comment, you are declaring that you agree with these rules:
Failure to comply with these rules may result in being banned from submitting further comments.
These terms and conditions are subject to change at any time and without notice.
Comentários