De acordo com as Leis 12.965/2014 e 13.709/2018, que regulam o uso da Internet e o tratamento de dados pessoais no Brasil, ao me inscrever na newsletter do portal DICAS-L, autorizo o envio de notificações por e-mail ou outros meios e declaro estar ciente e concordar com seus Termos de Uso e Política de Privacidade.

Usando o Console texto

Colaboração: Yanko Costa

Data de Publicação: 02 de novembro de 2012

Recentemente, ao auxiliar um colega que estava com o ambiente gráfico instável, percebi que algumas coisas que usávamos há alguns anos atrás não são mais tão conhecidas pela maioria dos usuários acostumados (também no linux) a utilizar somente o ambiente gráfico. :)

Uma delas é o ctrl+alt+fn.

Quando um (ou um conjunto) de aplicativos no ambiente gráfico (kde/gnome) ficam muito lentos, impossibilitando o fechamento (inclusive o aplicativo de terminal não inicializa), você pode se utilizar do ctrl+alt+fn (n = 1 a 6) e sair para o console texto.

Dentro dele pode logar e analisar com um top, ps, htop, etc... qual o aplicativo que está consumindo todo o processador/memória e usar nosso "amigo" kill...

Para voltar ao ambiente gráfico, basta um alt+f7 (sem o ctrl).

Num passado recente, era comum utilizarmos destes consoles virtuais, acionando alt+fn para trabalharmos em várias sessões ao mesmo tempo. Atualmente, com a possibilidade de iniciar vários xterm dentro do ambiente gráfico, este artifício ficou esquecido.

Mas como podem ver, ainda "quebra um galho"...

Yanko Costa. Mais um da "velha guarda", mas ainda ativo.... :)

Adicionar comentário

* Campos obrigatórios
5000
Powered by Commentics

Comentários

Nenhum comentário ainda. Seja o primeiro!


Veja a relação completa dos artigos de Yanko Costa