De acordo com as Leis 12.965/2014 e 13.709/2018, que regulam o uso da Internet e o tratamento de dados pessoais no Brasil, ao me inscrever na newsletter do portal DICAS-L, autorizo o envio de notificações por e-mail ou outros meios e declaro estar ciente e concordar com seus Termos de Uso e Política de Privacidade.
Colaboração: Filippe Spolti
Data de Publicação: 11 de setembro de 2012
Você já conhece o projeto Muffin?
MUFFIN is an Incident Response Toolkit (Master Unit For Forensics INvestigations). MUFFIN supports creating pendrives with prepared utilities and useful tools for collecting volatile information.
Você, CSO da empresa XYZ, está em casa. Foi dormir às duas da manhã vendo UFC, é sábado e está o maior frio lá fora. Às 3 em ponto, alguém do seu SOC liga e diz que está monitorando atividade intensa e anormal na sua rede, tem certeza absoluta que aconteceu um outbreak de malware e que provavelmente há vários servidores afetados. Você pensa: "PUTZ, não tinha outra hora para acontecer?". É hora de chamar o CSIRT. Todos te xingam, mas chegam à empresa conforme o marcado e a batalha começa.
Primeiro passo: Entender o que está acontecendo para planejar a CONTENÇÃO. Sua equipe precisa coletar dados voláteis de várias máquinas e analisá-los a fim de traçar estratégias. As máquinas afetadas estão ligadas e não podem ser desligadas (os dados são voláteis). O que a sua equipe tem na mão para fazer isso? Um CD do Helix e um pendrive do CAINE, todos em várias cópias, cada um tem uma. Você orienta o time e eles partem para a batalha, iniciando pelas máquinas mais indicadas, dado o report do SOC. Nisso já são 7h e o CIO, que quase nunca apoia suas orientações, começa a ligar com o famoso "E aí?". Sua equipe precisa coletar os dados e analisá-los o mais rapidamente:
Vocês já viveram isso??? É o que acontece na prática.
Os problemas acima acontecem, todos ou em parte, com cada um dos toolkits atualmente disponíveis como ferramenta de software livre. Dos que eu já pesquisei, o CAINE, o DEFT e o HELIX passam por essas ou outras situações onde ficam devendo. Até mesmo o COFEE, que não se encaixa na definição de software livre (apesar de ser livremente licenciado para polícias) passa por diversos problemas dos narrados acima. É exatamente nesse contexto que o projeto MUFFIN quer entrar: ser uma toolkit voltada para resposta a incidentes e que não tenha as mesmas fraquezas e os mesmos problemas desses que analisamos.
Para atingir isso, o MUFFIN será composto por 3 módulos:
Estamos desenvolvendo-o em Lazarus com SQLite. O Lazarus é um compilador Pascal com um ambiente muito parecido com Delphi, trazendo o beneficio de compilar o mesmo fonte em vários sistemas operacionais, incluindo Linux e o Mac OS.
Estamos precisando de colaboradores. Se você conhece de programação e pode nos ajudar, entre em contato. Se você não conhece, mas ainda assim quer ajudar no projeto, excelente. Há muito trabalho e todos são bem vindos.
Participantes: Tony Rodrigues, Diego Fuschini, Dimas Tomadon, Fernando A. Damião, Giancarlo Boaron, Giovanni Zanol, Gustavo Roberto, Ricardo Amaral, Tassya Frigiéri, Eduardo Schimidt, Vitor Nakano
Linguagem: Lazarus - Free Pascal
Página do Projeto: http://code.google.com/p/muffin-project/
This policy contains information about your privacy. By posting, you are declaring that you understand this policy:
This policy is subject to change at any time and without notice.
These terms and conditions contain rules about posting comments. By submitting a comment, you are declaring that you agree with these rules:
Failure to comply with these rules may result in being banned from submitting further comments.
These terms and conditions are subject to change at any time and without notice.
Comentários